Fortalecimento socioeconômico: Alagoinhas ganha linha de produção da cerveja Heineken

30 de novembro de 2018, 14:25

O polo de bebidas de Alagoinhas ganhou mais um reforço com a inauguração, na manhã desta sexta-feira(30), da 1ª linha de produção da cerveja Heineken no Nordeste. Com  investimento de R$ 135 milhões, a unidade será a primeira da região e a quarta do grupo a produzir a Heineken no país. De acordo com a diretoria, a nova linha acompanha o crescimento do mercado de cervejas Premium, liderado pela marca.

Presente na inauguração, o governador Rui Costa  ressaltou a o fortalecimento socioeconômico do estado com a produção de uma cerveja reconhecida mundialmente pela qualidade. “Mais investimento significa mais emprego”, disse o chefe do executivo estadual.

Em discurso emocionando, o prefeito Joaquim Neto agradeceu a vinda da Heineken,  destacando a importância da sua implantação para o fortalecimento da economia local e a política de Responsabilidade Ambiental do grupo, o que também é uma das prioridades da sua gestão: ” A Heineken, além de ser uma grande parceira, que veio para somar forças em prol do desenvolvimento da cidade, é uma empresa que também ganhou a minha admiração pelas suas práticas sustentáveis, pelo respeito ao meio ambiente. Nesse sentido, Alagoinhas também tem avançado bastante, principalmente na gestão de resíduos sólidos, a exemplo da requalificação do aterro sanitário, uma das ações que a prefeitura vem desenvolvendo para a proteção da nossa maior riqueza, o aquífero de Alagoinhas”, disse Joaquim Neto.

A nova linha incluiu a montagem de quatro tanques horizontais, chamados de HORAPs e usados exclusivamente para o processo de fermentação de Heineken®; ampliação da linha de vidro – a maior do grupo no Brasil em flexibilidade de produção para diferentes tipos de embalagens; nova embaladora para a linha de latas, permitindo a fabricação de diferentes produtos e embalagens e uma nova e moderna linha de chope. A Cervejaria de Alagoinhas está entre as maiores do grupo e os investimentos recebidos são parte de um projeto que se estenderá até 2019.

Com cerca de 900 postos de trabalhos diretos e indiretos, em Alagoinhas, o grupo atualmente já produz cervejas como Bavaria, Devassa, Glacial, Kaiser, Schin, No Grau e Eisenbahn, Skinka, Itubaína (Original e Retrô), Refrigerantes Viva Schin, Schin Tônica e água Viva Schin.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 cervejarias localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Blumenau (SC), Campos de Jordão (SP), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Manaus (AM), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Kaiser, Bavaria, Amstel, Kirin Ichiban, Schin, No Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn e Glacial. O portfólio de não alcoólicos inclui refrigerantes, sucos e água como Água Schin, Itubaína, Schin Tônica, Skinka e Viva Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa. A HEINEKEN opera 170 cervejarias em mais de 70 países.