FOTORREPORTAGEM: A história de Alagoinhas passa pelo SAAE

1 de julho de 2019, 17:15

Com a posse da primeira Câmara Municipal do Conselho e de seu presidente, Coronel José Joaquim Leal, o dia 2 de julho de 1853 ficou marcado para a História como a data de emancipação política de Alagoinhas, até então parte de Inhambupe. Nesta terça-feira (2), 166 anos depois, a cidade comemora mais que a independência pregressa, mas também o desenvolvimento e o progresso municipal, sobre o qual não se pode falar sem citar o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A autarquia foi criada em 3 de agosto de 1965, sob administração da Fundação de Servidores de Saúde Pública (FSESP), atual Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Em 1º de setembro de 1969, o projeto de Abastecimento de Água entrou em operação, por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal, a FSESP e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nos registros fotográficos abaixo, você pode viajar no tempo e conferir um pouco da história do SAAE e de Alagoinhas.

1969: Reservatório de coleta de água, localizado na Estação Engenheiro Francisco Távora (Captação Sobocó). Atualmente, a estação é responsável por cerca de 60% do abastecimento de água do município.

1971: Estação Engenheiro Francisco Távora.

1971: Funcionários trabalhando no almoxarifado, então localizado na sede.

1972: Remanejamento de tubulação danificada na rua Teresópolis.

1972: Ampliação de rede em Baixa da Candeia.

1972: Ampliação da rede de distribuição no bairro 21 de abril.

1972: Primeiro veículo do SAAE.

1973: Estande do SAAE na II FEIRAM, realizada em setembro.

1971: Sede do SAAE, localizada no Largo da Independência.

Década de 70: Funcionários do SAAE em uma das salas da sede.

1980: Drenagem do Rio Catu.

Facebook: www.facebook.com/saaedealagoinhas
Instagram: www.instagram.com/saaealagoinhas