Gabinete itinerante da SESAU: equipe de saúde visita comunidade de Oiteiro

25 de abril de 2018, 16:57

A Prefeitura de Alagoinhas, através a Secretaria de Saúde (SESAU), realizou, na última terça-feira (24), mais uma ação do programa “Gabinete Itinerante”, que tem como objetivo levar equipes de saúde a campo, com visitas a associações, fortalecendo a atenção básica às comunidades.

Desta vez, a reunião foi promovida junto à comunidade de Oiteiro, que apresentou as principais necessidades de atendimento na localidade. De acordo com o secretário de saúde, Moacir Lira, os encaminhamentos já estão sendo executados pela equipe. “Eles queriam discutir também dia de marcação de consulta, considerando o dia em que as pessoas estão na feira e é uma realidade daquela localidade, então são coisas que a gente vai modificando do processo de trabalho a partir da sinalização”, destacou.

O programa “Gabinete Itinerante da SESAU” é uma iniciativa implantada pelo secretário municipal de saúde, Moacir Lira, e, segundo ele, o intuito da ação é justamente possibilitar uma gestão mais humanizada, que se aproxime das reais necessidades do cidadão. “O gabinete itinerante é a menina dos meus olhos, o momento em que a gente vai às unidades de saúde, às comunidades, às associações, para dialogar, porque quem mais sabe sobre os problemas de saúde são as pessoas que sofrem. Então nós temos feito isso na agenda do gabinete”, afirmou Moacir Lira.

A SESAU informou que, entre os benefícios do programa estão a quebra de barreiras burocráticas, a escuta, na integra, dos problemas das pessoas e o planejamento mais “pé no chão” focado nas necessidades da população. “É o momento em que o gabinete sai do espaço físico, das quatro paredes, e vai até as necessidades de saúde da população. Precisamos estreitar esses laços”, ressaltou o representante da pasta.

A equipe de saúde comunicou que novas visitas a outras localidades já estão agendadas e devem ser divulgadas pela secretaria.