Gestão Joaquim Neto economiza mais de R$ 10 Milhões com Pregão Eletrônico em 2017

26 de janeiro de 2018, 16:39

Com 8 meses de funcionamento no município de Alagoinhas, o pregão eletrônico, implantado em abril de 2017 de maneira conjunta entre as secretarias de Planejamento e Orçamento, Administração e Fazenda, em parceria com a Procuradoria e a Controladoria Geral do município, já rendeu uma economia de R$ 10,4 milhões de reais aos cofres municipais.

O Pregão Eletrônico é a modalidade de licitação que permite a aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor estimado para a contratação, onde a disputa de preços entre os fornecedores ocorre em sessão pública com a utilização dos recursos da tecnologia de informação e da Internet, através de um mecanismo denominado “sessão virtual”.

“Aproximadamente um mês após o evento de lançamento do pregão eletrônico em 2017, a nossa gestão concretizou o primeiro processo licitatório via pregão eletrônico, em maio. Além de ser um marco histórico para a gestão pública de Alagoinhas e região, esta ação demonstra a nossa capacidade de entregar resultados. Não estamos fazendo gestão com discurso e sim com entregas para a população e modernização na forma de governar”, comentou o prefeito Joaquim Neto.

Para calcular a economia proporcionada pela utilização do pregão eletrônico, é realizada uma comparação entre os valores referenciais utilizados para a licitação com os preços que serão estabelecidos para contratação pelo município ao final do processo. A economia é resultado de um processo licitatório que garante total transparência, segurança e ainda amplia a capacidade dos melhores fornecedores participarem.

“É importante destacar que o município de Alagoinhas, em oito meses de pregão eletrônico implantado, já gerou uma economia de mais de R$ 10 milhões de reais em 40 processos realizados. São medidas de austeridade como essa que permitiram um aumento dos investimentos na cidade em 48%, comparando com 2016, e que garantiram um fechamento de 2017 com as contas municipais em dia, mesmo em um ano de cenário econômico nacional complicado”, destaca o Secretário de Planejamento e Orçamento, Tácio Lobo.

Para saber mais sobre o pregão eletrônico, basta acessar o link: http://www.comprasnet.gov.br/Ajuda/siasg/FaqPregaoElet_Marco2007.htm.