Grande operação nas comunidades rurais: Prefeitura entrega mais de 17 toneladas de adubo orgânico no Sauípe

25 de julho de 2018, 19:36

Após iniciar a entrega de adubo às comunidades rurais, na última semana, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Agricultura (SEMAG), continua o percurso por associações rurais para realizar a distribuição.

Nesta terça-feira (24), o adubo chegou ao Sauípe, que recebeu 500 sacos de 35kg, totalizando um volume de 17,5 toneladas que devem beneficiar os agricultores da região.

“Dá oportunidade há muita gente que não pode comprar e gosta de plantar suas coisinhas, como batata, milho, aipim, tomate, mandioca, abóbora no quintal”, explicou Maria de Luz Lima Santos, que faz parte da associação de moradores.
Segundo ela, o adubo que chegou vai beneficiar 46 famílias só na localidade do Sauípe, contribuindo para a produtividade do solo e para o complemento da renda em casa.

Para a presidente da associação, Marcionilia Gomes, a parceria entre o poder público e a associação rural tem proporcionado resultados satisfatórios. Além da distribuição de adubo, ela pontuou a recuperação da estrada como um dos pontos fundamentais para o escoamento da produção e a acessibilidade dos moradores. De acordo com o diretor da secretaria de agricultura, Edilon Ramos, no fim do primeiro semestre deste ano, 3 máquinas trabalharam durante cerca de 15 dias na localidade para fazer a manutenção de pontos críticos. “Tivemos uma média de 60 caçambas de cascalho e de telha depositados aqui”, pontuou.

O secretário responsável pela pasta, Geraldo Almeida, enfatizou que a SEMAG tem realizado ações que, juntas, fortalecem o trabalho do agricultor e do produtor rural, fomentando a produção agrícola e estreitando laços com as comunidades. “Temos trabalhado incansavelmente pela melhoria da estrutura física dos solos semi-arenosos dos agricultores. Com esta iniciativa, são dois caminhões de 20 toneladas por dia que chegam à nossa zona rural. O gigante para o trabalho, Lucas, tem feito entregas inclusive aos finais de semana. É isso e a reforma das estradas rurais que fazem a alegria das comunidades e nos fortalecem. Entregaremos 40 caminhões de adubo”, garantiu o secretário.

As 800 toneladas de adubo do tipo “cama de aviário” previstas serão distribuídas a 42 associações de agricultores familiares, contemplando cerca de 1300 associados no total.

“Eu acho que a comunidade não tem o que falar, porque foi uma equipe de secretários e um governo que deu mais atenção. Foi uma coisa rápida. Eu mesma nunca tive essa aproximação que a gente teve com Dr. Joaquim, Edilon, essas pessoas, que estavam na nossa casa quase todo dia, como se fossem pessoas da família. Foi ótimo”, comentou Maria de Luz, do Sauípe.

Nos últimos dias, Encantado, Quizambú, Novo Paraíso, Conceição I e II, Rio Branco (Apacaribe), Riacho da Guia (Baixão), comunidade do Borges, Espuma, Calu, Tombador, Papagaio I, Milagre e Buri receberam adubos orgânicos da secretaria. A previsão é de que a entrega continue sendo realizada durante a próxima semana.

A SEMAG informou que a quantidade distribuída a cada associação será estipulada de acordo com o número de agricultores ativos na lavoura e a importância da localidade na economia agrícola do município.

Foto: Ana Maria Simono/SECOM