Idosos com 90 anos ou mais devem se dirigir ao Carneirão, até quarta-feira (03), para receberem a segunda dose da Coronavac

1 de março de 2021, 12:03

Foto: Roberto Fonseca

Idosos com 90 anos ou mais, vacinados nos dias 03, 04, 05 e 06 de fevereiro, devem se dirigir ao Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, até quarta-feira (03), para tomarem a segunda dose da Coronavac. O prazo, que ia até terça (02), foi estendido para contemplar o maior número possível de pessoas desta faixa-etária.

Desde as 8h da manhã, desta segunda (01), a equipe da SESAU instalou-se no Drive Thru que, devido à chuva, foi deslocado para a parte interna do Carneirão. É necessário chegar ao local até às 16h, com RG, CPF e Cartão do SUS (se tiver). Para garantir a segunda dose dos acamados, as famílias dos idosos precisam fazer o agendamento prévio, pelo número (75) 9 9933-8966.

Foto: Roberto Fonseca

A Coronavac tem uma eficácia de até 78% contra os sintomas do Coronavírus, chegando a 100%  de proteção para casos graves. Mesmo com a conclusão do procedimento imunizatório, a orientação é de que os vacinados não afrouxem os cuidados, mantendo o uso de máscaras e o distanciamento social.

Segundo a técnica de enfermagem Aline dos Santos Silva, após 30 dias é possível fazer um teste laboratorial para verificar a criação de anticorpos. “Ainda assim,  é possível  contrair o vírus, embora a doença venha a se manifestar de maneira mais fraca”.

Assim que mais doses da vacina (Coronavac ou Oxford) chegarem ao município, serão anunciadas as novas datas e o público-alvo da vacinação.  Importante  consultar o site e redes oficiais da prefeitura para se ter acesso à informação segura, pois muitas fake news têm circulado em grupos de Whatsapp, confundindo a população.