Relatório divulgado no dia 27 de julho, pelo consórcio Luz de Alagoinhas mostra que a modernização do Parque de Iluminação Pública do município já ultrapassou a metade da cobertura planejada, com o alcance de 52,4% de modernização geral. Esse percentual corresponde a 10.330 pontos, ou seja, lâmpadas de LED instaladas em várias regiões da cidade, em substituição às antigas lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio.
O Barreiro, bairro populoso e extenso da cidade, já alcançou os 100% de modernização. Além dele, outras 21 áreas da zona rural e conjuntos também já tiveram a modernização concluída, a exemplo da Calu, do Estêvão, Conjunto Águas do Viver, Conjunto Urupiara e Quizambu.
No bairro de Santa Terezinha o trabalho já está bastante avançado, com 84.3% de modernização; é uma das próximos localidades a ter o serviço concluído. Na zona rural, a modernização já chegou a 31 localidades, com 2.751 pontos substituídos. Com a troca das lâmpadas, há redução no consumo de energia elétrica, assim como economia nos custos de manutenção da rede de iluminação, já que o tempo de vida útil das lâmpadas de LED é maior que o das lâmpadas comum.
Nos próximos 13 anos, o Luz de Alagoinhas, concessionária do serviço, será responsável pela manutenção e operação de todo o parque de iluminação pública do município.