Incentivo à agricultura familiar: depois de entregar maquinário à comunidade, Prefeitura inicia programa de preparo do solo no Pindobal

14 de fevereiro de 2019, 19:42

Após entregar um trator à comunidade do Pindobal de Baixo, em dezembro do ano passado, e de realizar ações de fomento ao trabalhador do campo, a Prefeitura iniciou, através da Secretaria de Agricultura (SEMAG), o diálogo com associações rurais para organizar o uso do maquinário entre os produtores e iniciar o trabalho de preparação do solo, que será desenvolvido continuamente no âmbito municipal.

Quem organiza o organograma de atendimento do tratorista é a associação do Pindobal, mas a máquina atende ao entorno, contemplando também Camboatá, Tucum, Fazenda Vitória, Espinho, Buracica e Alto do Santo Antônio.

Foto: Roberto Fonseca

Com a iniciativa, a Secretaria de Agricultura pretende melhorar a vida do produtor rural, que contará com o apoio da equipe técnica do órgão público para desenvolver práticas agrícolas que propiciem condições de crescimento radicular na região.

“O intuito é estimular agricultores a produzir e até aumentar a produção, porque esse problema – que era a carência da máquina – deixa de existir, com o trator disponível para uso da comunidade rural. Faz parte da política de incentivo ao trabalhador rural, em uma logística de coparticipação. Então queremos fornecer o apoio ao preparo do solo e teremos uma nova entrega de adubos e sementes. Também discutimos constantemente, com as comunidades, a respeito da introdução de novos produtos agrícolas, que possam oferecer, às famílias, uma renda maior do que aquela direcionada aos produtos que eles tradicionalmente cultivam”, pontuou o secretário responsável pela pasta, Geraldo Almeida.

Segundo ele, ainda no primeiro semestre, a SEMAG deve iniciar a distribuição de insumos aos agricultores, dando continuidade ao programa que beneficia as comunidades rurais.

Em termos de desenvolvimento econômico, a agricultura é um dos principais faturamentos anuais do mundo, quando se fala em produção familiar. Gerando um total de US$ 55,2 bilhões por ano só com esse tipo de produção, o Brasil ocupa posição de destaque entre o agronegócio mundial, ao lado de países como China, Rússia, Indonésia e Japão.

A agricultura familiar produz 70% do feijão nacional, 87% da mandioca e quase 50% do milho. Na Bahia, que é a unidade da federação com maior número de agricultores familiares do Brasil, são mais de 665 mil estabelecimentos rurais de agricultores responsáveis, por exemplo, por 90% da mandioca plantada em todo o estado.

É enxergando o potencial do desenvolvimento agrícola e entendendo a importância do pequeno produtor que a Prefeitura tem apostado em iniciativas de fomento ao setor, com foco na preparação do solo, na adubação, na aquisição de maquinário e no cultivo.

“Para as famílias que trabalham nessa área, a chegada do trator foi muito importante. Sempre que vinha alguém de prefeitura, algum vereador, era a todo momento esse pedido do trator. Aqui melhorou muito, as pessoas estão tendo outra forma de olhar, inclusive eu. Hoje eu tenho uma visão diferente. Na época dos meus pais, a gente não tinha essa visão, de querer trazer a melhoria para a comunidade, de buscar apoio, incentivos que possam agregar aqui, sem que tenhamos que sair do campo, perdendo a questão da identidade. Temos ido buscar apoio da secretaria, do poder público. Tá melhorando também a questão das estradas rurais. Aqui mesmo, tem os meninos, do Buri, que são motoristas do Pindobal. Antigamente eles deixavam os ônibus na base, lá atrás, e hoje, graças a Deus, com as melhorias que tivemos, eles levam os ônibus lá para a casa deles. Então, pra gente, é importante”, relatou Vilma de Jesus Santos, presidente da Associação do Pindobal.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo ela, a atenção do poder público tem sido fundamental para os avanços da agricultura familiar na região. “O apoio que o secretário Geraldo tem dado, junto com Lucas, da SEMAG, e o vereador Duy, é muito importante, tanto pra mim, quanto para a comunidade. A gente se sente mais valorizado, de ver que a gente tem pessoas que se preocupam. Então a gente se sente forte”, ressaltou.

A Secretaria de Agricultura informou que deve continuar acompanhando as comunidades, não apenas da região do Pindobal, mas de outras localidades e comunicou que, no que se refere à recuperação de estradas rurais, deve iniciar, já na próxima semana, as intervenções para melhorias em Nova Esperança.

A SEMAG destacou ainda que está fazendo a informatização do sistema para o cadastramento online dos agricultores da zona rural de Alagoinhas. O intuito, segundo a secretaria, é de que o registro contribua para facilitar o processo de distribuição de insumos, proporcionando que os investimentos em agricultura cheguem até as famílias do campo que mais precisam.

Além do poder público municipal, o vereador Duy do Frango também tem contribuído para as ações na região do Pindobal, reafirmando o compromisso com os pequenos produtores da zona rural.