Iniciativas para a construção de espaços de integração e compartilhamento: programa “Ruas de Lazer” mobiliza moradores e estimula práticas de atividades físicas na cidade

1 de outubro de 2018, 16:19

Inspirada por iniciativas de outras cidades e tendo como foco a criação de opções de lazer, Alagoinhas transformou a Rua Luiz Viana Filho em um espaço livre para danças, corridas, pedaladas, caminhadas e passeios em família. Isso porque, apresentado pelo vereador Jorge de Santana Gonçalves (“Jorge da Farinha”) em 2016, o programa “Ruas de Lazer” saiu do papel, foi aprovado nesta gestão e já está em vigência no município.

Com a Lei 2.337/2016 aprovada, a Rua Luiz Viana Filho, no trecho entre a Coronel Philadelfo Neves e a Severino Vieira, é fechada nos dois sentidos aos domingos e feriados, das 5h às 11h. O mesmo vale para as terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, e o intuito, segundo o vereador, é transformar as ruas em espaços seguros para que crianças, jovens, adultos e idosos possam praticar atividades esportivas espontâneas em um momento democrático de lazer.

A reação dos moradores, que puderam desfrutar, no último domingo (30), de um café da manhã no local, com direito à aulão gratuito, foi positiva.

“Estou achando ótimo. Aqui não tinha isso e valoriza bastante onde a gente mora. Vim com a família toda”, disse Débora Santos, que aproveitou a via interditada para se exercitar.

Meire Gonçalves também gostou da ação. “Achei maravilhoso. Alagoinhas estava realmente precisando de um espaço para trazer a criançada, os jovens”, pontuou, ao lado de Dona Vanúsia Gomes, que era agito puro reproduzindo os passos ensinados pelo professor Memo, neste domingo. “Só ficar em casa fazendo as coisas não é bom. Tem que ter essas novidades, essas aventuras”, declarou a moradora.

Além das aulas de dança, a Prefeitura disponibilizou um estande da saúde no domingo para dar suporte e assistência aos cidadãos que aderiram à prática esportiva no local.

Para o vereador Jorge de Santana, o objetivo principal era justamente integrar família, sociedade e poder público na busca por espaços de lazer, compartilhamento e recreação. “Praticar esportes é saúde. Esse projeto, de minha autoria, foi aprovado em 2016 e agora estamos colocando em prática. Tentei fazer isso na gestão passada, mas não deram importância e hoje, nesta gestão, o prefeito Joaquim está nos dando todo o apoio. A partir de agora, convidamos todos para que, aos domingos pela manhã, venham participar”, ressaltou.

O prefeito Joaquim Neto enfatizou que o fomento ao esporte enquanto promoção da saúde é uma das prioridades do governo e acrescentou que o “Ruas de Lazer” vem para somar ao conjunto de iniciativas já desenvolvidas pela Administração Pública Municipal no que tange ao investimento em saúde e esporte no município.

“Como médico – e estou vendo o pessoal da saúde aqui também – estamos prestando um grande serviço a Alagoinhas. Essa prática vai diminuir o uso de remédios de pressão e de fármacos para diabéticos. Quanto mais você se exercitar, melhor será a sua capacidade aeróbica. Você tem uma chance muito menor de enfartar, uma chance reduzida de ter um acidente vascular cerebral, então essa iniciativa eu vinha pensando já há um tempo na nossa cidade e chega, com indicação de Jorge da Farinha, em muito boa hora para a nossa população”, afirmou.

Segundo o prefeito, o programa deve se estender também a outras áreas do município.

A ação de fechamento das vias é feita pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que garante, junto com a Guarda Municipal, a segurança para a realização do programa.

Confira o álbum de fotos:
RUA DE LAZER