INVESTIMENTO EM SAÚDE: Prefeito Joaquim Neto assina ordem de serviço para a construção da UBS Santo Antônio

14 de agosto de 2020, 13:24

O prefeito Joaquim Neto assinou, na última quinta-feira (13), a ordem de serviço para construção da Unidade Básica de Saúde do Santo Antônio. O investimento será de aproximadamente R$ 663 mil reais – através de emenda do ex-deputado federal Jean Wyllys –, com projeto elaborado pela gestão municipal, em 2018, que sai do papel para se tornar realidade concreta no atendimento às comunidades da região do Teresópolis, do Santo Antônio, parte da Avenida da Leste e Jardim Pedro Braga.

Foto: Roberto Fonseca

A UBS do Santo Antônio contará com uma equipe completa de saúde da família e faz parte de mais um investimento em saúde que tem como foco a ampliação das portas de entrada de atendimento ao cidadão. A ordem de serviço para início das obras foi assinada em solenidade sem a presença de público, apenas com a diretoria das associações e os presidentes do Teresópolis, Sandra Regina, da Avenida da Leste, Antônio Cerqueira, e do Pedro Braga, Hilton Batista.

Foto: Roberto Fonseca

“É uma luta histórica da nossa comunidade. Não é de hoje que pedimos uma unidade de saúde para a nossa comunidade (…) o prefeito está cumprindo com o que ele falou lá atrás, em 3 de janeiro, quando entreguei a ele um ofício reivindicando a unidade de saúde. Quem vai ganhar, com a construção da UBS, não é só a comunidade, é Alagoinhas, porque vamos deixar de estar alugando um imóvel e vamos ter nossa própria unidade de saúde”, destacou a presidente da associação de moradores do Teresópolis, Sandra Regina. Ao lado dela, Antônio Cerqueira, da Avenida da Leste, falou sobre a importância da obra e do fortalecimento da rede de cuidados à população. Para Hilton Batista, da Associação de Moradores do Pedro Braga, a luta e a união de esforços entre moradores e representantes das associações de bairro, junto ao poder público, renderam frutos positivos. “O prefeito abraçou a construção da unidade”, pontuou.

O prefeito Joaquim Neto destacou que a gestão municipal não tem medido esforços quando o assunto é investimento em saúde. O chefe do Executivo municipal agradeceu pelo espaço e, com o documento assinado pelo representante da empresa responsável pela execução da obra, ressaltou “agora vamos acelerar, continuar trabalhando com compromisso e responsabilidade, para em breve entregar esse equipamento de saúde aos moradores”, afirmou.

Obra sai do papel em novo endereço para atender às necessidades da comunidade
Luta antiga dos moradores, a Unidade de Saúde do Santo Antônio, que recebeu investimento de emenda e cujo projeto foi elaborado pelo governo municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), dependia de um documento comprobatório do terreno onde seria estruturada para que a obra saísse do papel.

Diante de dificuldades com a regularização do local anteriormente previsto e visando à garantia do recurso, a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, mobilizou sua equipe técnica, envidou os esforços necessários para o andamento do processo, se reuniu com os representantes das comunidades e debateu alternativas com a procuradoria do município. O resultado foi o avanço dos trâmites para a construção da UBS; em comum acordo, representantes das associações de moradores e equipe da saúde deliberaram pela mudança do endereço previsto para a obra; as tratativas junto aos representantes das associações, que levaram à definição de que a Unidade de Saúde do Santo Antônio será construída nas imediações do bairro Pedro Braga, culminaram na assinatura da ordem de serviço para início das obras, na última quinta-feira (13).

Foto: Roberto Fonseca

Confira as localidades que serão diretamente beneficiadas com a UBS do Santo Antônio:
– Manoel Vitorino;
– Rua Basílio Xavier;
– Loteamento Santo Antônio;
– Primeira, segunda e terceira travessa Santo Antônio;
– Loteamento bom Jesus;
– Procópio da Silva;
– Avenida Santa Catarina;;
– Rua Antônio Barreto Filho;
– Rua Celso Magalhães Dantas;
– Rua Matias Ferreira Araújo;
– Travessa dos Milagres;
– Rua José Sobrinho;
– Parque Santo Antônio;
– Parte da Irmã Dulce;
– Parte da Avenida da Leste.