Investimento em saúde: Prefeitura Municipal entrega 2 novos veículos para a Atenção Básica na próxima sexta-feira (5)

28 de setembro de 2018, 16:23

A população de Alagoinhas pode esperar novidades positivas para a cobertura em saúde no município. Com o intuito de fortalecer a Atenção Básica e de garantir a qualidade do serviço oferecido ao cidadão, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), tem investido na aquisição de equipamentos e materiais permanentes que serão disponibilizados para o atendimento à comunidade.

Na próxima sexta-feira (5), o poder público entrega 2 novos veículos tipo “hatch” com capacidade para 5 pessoas à Atenção Básica do município, através de recursos resgatados do fundo de 2014, após o empenho da administração atual.

“Os veículos são propostas de emendas de recursos que estavam nas nossas contas desde 2014 e que a gestão anterior não se atentou para fazer a aquisição. Assim que essa gestão identificou que algumas das propostas de fundo a fundo de emendas não haviam sido adquiridas em sua totalidade, fizemos um processo de investigação interna, de análise de itens, para que fechássemos esse processo e revertêssemos isso em benefícios à população”, explicou o diretor de planejamento da saúde, Edlam de Souza Santos.

A ação não é pontual. Segundo Edlam Santos, a SESAU tem desenvolvido propostas a partir de indicações de emendas parlamentares e tem investido recursos para a aquisição de equipamentos próprios, que garantam a eficiência na prestação de serviços à comunidade.

A intenção agora, segundo ele, é impulsionar o processo de aquisições, reformas e ampliações nas unidades.

Imagem: Divulgação

Para o secretário de saúde do município, Moacir Lira, além de proporcionar condições para que os profissionais do setor realizem o trabalho, a chegada dos veículos facilita o deslocamento contínuo das equipes, contribuindo para as ações desenvolvidas na Atenção Básica. “Os veículos garantem que visitas domiciliares sejam potencializadas, asseguram melhor assistência, permitem o suporte a pacientes acamados e conferem mobilidade às nossas equipes de saúde, então são benefícios inúmeros de investimentos que temos buscado justamente para atender às demandas da Atenção Básica, que é a porta de entrada do sistema”, destacou.

A SESAU informou ainda que, até dezembro deste ano, deve agregar ainda mais, fortalecendo os equipamentos próprios e permanentes a título de veículos da secretaria com a aquisição de mais 4 carros tipo “passeio”. O intuito, segundo a diretoria de planejamento da pasta, é que 3 deles sejam destinados às equipes de saúde da família e 1 seja encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), totalizando 6 novos veículos para a frota de atendimento em saúde ainda neste semestre.

“A ideia é que esses veículos venham somar aos nossos serviços já prestados e que venham, de fato, fortalecer a Atenção Básica”, pontuou Edlam Santos.

A entrega inicial dos 2 veículos à rede está marcada para as 11h30, no estacionamento da Prefeitura Municipal.

Entrega de 2 veículos à Atenção Básica
Data: 05/10/2018