Investimento na Atenção Básica: após ampliação e reforma, Prefeitura reinaugura Unidade de Saúde de Narandiba nesta sexta-feira (5)

3 de outubro de 2018, 17:15

A população de Alagoinhas pode esperar mais uma transformação positiva na área da saúde esta semana. É que, depois de anunciar a entrega da Unidade de Saúde do Estevão, reformada com recursos próprios, a Secretaria de Saúde (SESAU) reinaugura, nesta sexta-feira (5), um novo espaço de serviços e atendimento em Narandiba.

“A unidade de saúde de Narandiba estava localizada em uma casa alugada, no próprio povoado, que foi uma casa adaptada para o atendimento na região, e agora retorna para a sua unidade própria, que foi ampliada por esta gestão”, pontuou o diretor de planejamento da pasta, Edlam de Souza Santos.

As obras foram executadas com emenda parlamentar da vereadora Raiumunda Florencio e o local conta agora com 2 salas de atendimento médico, sala de vacinação, sala de curativos, bancadas para a administração de imunobiológicos, almoxarifado, copa, farmácia, expurgo, sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais e esterilização, além de um espaço para o consultório odontológico que, segundo a gestão, também será implantado na unidade.

“Nós não tínhamos em Narandiba um consultório odontológico e agora vamos ter espaço físico para isso. Esse processo de implantação de uma equipe de saúde bucal deverá passar antes por uma análise e pelo crivo do Conselho Municipal de Saúde, posteriormente pela Comissão Intergestora Bipartite. Após esses trâmites administrativos, o processo é encaminhado ao Ministério da Saúde e o Ministério autoriza o município a implantar mais uma equipe de saúde bucal lotada na Unidade de Saúde de Narandiba. Não é um processo imediato, mas é uma necessidade e vai chegar à comunidade”, explicou Edlam Santos.

Para o secretário municipal de saúde (SESAU), é uma nova estrutura física que vem para garantir que as pessoas sejam acolhidas na sua comunidade, com um ambiente mais adequado em estrutura, conforme preconiza a Política Nacional de Saúde. “A entrega da Unidade de Narandiba significa uma economia para os cofres públicos, já que deixamos de ter mais um custo com aluguel, mas representa, antes de tudo, essa busca latente da gestão por qualidade, proporcionando, às equipes de saúde, condições suficientes para o desenvolvimento, de fato, do trabalho, imprescindível para assegurar o acolhimento à população”, afirmou.

A Secretaria de Saúde informou que já iniciou outras mudanças de espaços físicos de locais alugados para terrenos próprios e que a intenção é garantir a cobertura em saúde no município, com equipamentos, estruturas físicas e profissionais que atendam de maneira efetiva às demandas da comunidade.

Além da reinauguração da unidade ampliada, às 8h, nesta sexta-feira, a SESAU oficializa também a implantação do serviço de ultrassonografia na Unidade de Reintegração Funcional (URF), às 10h, na Avenida Juracy Magalhães, e logo depois, às 11h30, entrega 2 veículos do tipo “hatch” para a Atenção Básica no município, contabilizando 3 grandes ações da saúde em um dia.

E tem mais: a previsão, de acordo com a secretaria, é de que seja entregue, ainda neste semestre, a nova base do SAMU, localizada no Jardim Petrolar. Também está prevista, segundo a SESAU, a reforma e ampliação da sede da Vigilância em Saúde, que passou por uma reestruturação completa na estrutura.

O gestor da pasta informou que as intervenções, aquisições e melhorias fazem parte do investimento na Atenção Básica, porta de entrada do sistema, e comunicou que a perspectiva é fortalecer ainda mais as unidades para atender a contento tanto os profissionais que da estrutura dependem para realizar o trabalho, tanto a população, que deve ser acolhida e atendida, com acesso garantido aos serviços de saúde.

REINAUGURAÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE DE NARANDIBA
Data: 05/10/2018 (sexta-feira)