Julho das Pretas promove atividades na Central de Abastecimento

16 de julho de 2021, 18:18

A Campanha Não Se Cale: De Um Basta a Toda a Violência Contra à Mulher  seguiu suas atividades nesta sexta-feira (16), com um momento de preparação e fortalecimento da equipe, seguida de abordagens na Central de Abastecimento,  com entrega da Cartilha de Proteção para meninas, mulheres e homens.

Houve ainda articulação com o programa de rádio local da Central de Abastecimento para exibição de playlist com músicas que destacam o protagonismo, empoderamento, a liberdade, o direito ao próprio corpo e a proteção da vida das mulheres.

“A boa recepção da campanha segue fortalecida , por meio da interação e escuta das pessoas abordadas”, comentou  a coordenadora de Políticas de Proteção à Mulher, Jamile Oliveira.

No decorrer da semana, também foi realizada a segunda “Live das Pretas”, trazendo o tema Empreendedorismo Étnico. E para expandir o alcance da campanha, abordagens nas recepções das clínicas fizeram parte da programação. Durante a atividade foram tratados temas acerca dos crimes contra a dignidade sexual imputados contra meninas e mulheres, além de diálogos a respeito da violência doméstica e familiar e seus impactos na saúde, no direito a uma vida livre de violência e propriamente de viver das mulheres. Temas como sexismo, misoginia, patriarcado e racismo também estiveram presentes no bate papo, e na oportunidade, foram apresentadas a rede de atendimento e proteção as mulheres da nossa cidade e entregues a Cartilha de Proteção Para Meninas e Mulheres.

Demarcada pela interação e por requisições de alcance da campanha em mais espaços, o Julho das Pretas/Campanha não se Cale: Dê um basta a toda a violência contra a mulher  integra a campanha municipal permanente de ações de divulgação da rede de atendimento e assistência à mulher em situação de violência, visando alcançar as mulheres que necessitam dessas políticas, mas que desconhecem ou não ainda sabem como acessar os serviços.

A realização é das Secretarias de Assistência Social (SEMAS), de Cultura , Esporte e Turismo (SECET), em articulação com a Coordenação de Políticas Raciais, Patrulha Maria da Penha, CRAS, CRAM, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra e Afrodescendente e Conselho Municipal da Mulher.

A programação segue até o final do mês, e também será marcada por homenagens, a fim de promover o reconhecimento do protagonismo das mulheres negras do município.

Fotos: Roberto Fonseca/SECOM