A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), lançou na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da secretaria, o Programa Alagoinhas 3+ Meio ambiente, Saúde e Educação, que consiste em envolver poder público e sociedade civil na aplicação de práticas sustentáveis no município. O programa foi apresentado pelo secretário da pasta, Edésio Cardoso, idealizador do programa, e sua equipe, no auditório da SEDEA, com as presenças do Secretário da Educação (SEDUC), Fabrício Faro, da subsecretária de Saúde Tessa Sagot e do presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) , José Antônio de Oliveira.
Com visão de médio e longo prazo, o programa reúne diversas iniciativas promovidas de forma integrada com as secretarias de Educação (SEDUC) e de Saúde (SESAU), divididas em cinco eixos: Poema (Plano de Ação dos Estágiários de Meio Ambiente); Projeto Cidade Verde, que possibilita a convivência harmoniosa com espécies vegetais no ambiente urbano; Floresta Escola, Preserve +, criado para garantir a recuperação de áreas degradadas, matas ciliares e a reviltalização dos corpos hídricos do município e o Dissemine, que visa difundir as informações no meio digital.
De acordo com a SEDEA, dos cinco projetos apresentados, apenas o Dissemine ainda não foi materializado: “O Poema já se encontra bastante adiantado por meio da qualificação continuada que tem sido promovida pela equipe técnica da secretaria, no Cidade Verde, já tivemos uma ação na Rua 8 de Dezembro, bairro Alagoinhas velha, onde analisamos a estrutura física da localidade para sabermos qual porte de árvores serão alocadas, e dentro do Preserve +, fizemos recentemente o plantio de 70 mudas na comunidade do Cangula”, explica a coordenadora de projetos da SEDEA, Arivânia Santos Pereira.
Ainda de acordo com a coordenadora, está previsto, para o dia 21 de setembro, data em que é comemorado e o Dia da Árvore, uma ação de recuperação de uma área degradada no Bairro Miguel Velho, com o plantio de 200 mudas. A iniciativa será desenvolvida juntamente com os alunos do Colégio Municipal Alagoinhas IV, oportunidade em que será trabalhada a Educação Ambiental, uma das vertentes mais importantes do Alagoinhas 3+ “Uma das intenções é aproveitar espaços verdes ociosos dentro das escolas e a nossa expectativa é que mais de 80% das unidades sejam contempladas até o final da gestão com esse programa”, afirmou.
” O Alagoinhas 3+ Meio ambiente, Saúde e Educação é um programa pioneiro na cidade que foi criado a partir da visão estratégica da gestão atual de compreender a necessidade de induzir no hoje, os resultados que se quer ver no amanhã. A priori, se entende que os processos que norteiam as ações de meio ambiente perpassam diretamente pelo campos da saúde e da educação e nada é mais oportuno do que a criação de uma ferramenta que garanta a compilação das referidas abordagens de forma articulada. É dentro desta proposta que o classificamos como um passo à frente na construção de um processo contínuo que irá fortalecer os laços entre governo, sociedade e meio ambiente”, afirmou o secretário Edésio Cardoso.
CONFIRA GALERIA DE FOTOS: