Mais de 10 mil cestas básicas já foram entregues a alunos da rede municipal de ensino, em Alagoinhas; Prefeitura dá continuidade à distribuição a partir de segunda-feira (20)

17 de abril de 2020, 17:00

A distribuição de cestas básicas a alunos da rede municipal de ensino continua, em Alagoinhas, onde mais de 10 mil conjuntos de itens alimentícios já foram entregues. O balanço parcial, da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), que iniciou a entrega de cestas no último dia 2 de abril, é positivo: com aulas suspensas, 72 unidades escolares já foram contempladas pela 1ª entrega, ou seja, cerca de 90% das escolas já foram beneficiadas pela iniciativa.

De acordo com o secretário municipal de educação, Jean Afonso, a distribuição começou pela zona rural, nas áreas mais afastadas do centro, e faz parte do entendimento, por parte do poder público municipal, de que muitas crianças e adolescentes dependem da alimentação fornecida nas escolas. “O objetivo da cesta básica, em substituição à merenda, é a segurança nutricional dos nossos alunos, durante esse período de suspensão das aulas. Todas as nossas equipes, desde a gestão até as coordenações, os profissionais da área administrativa, os nossos gestores, professores e também os colaboradores se mobilizaram prontamente para a distribuição ordenada, evitando a aglomeração nos pontos de entrega das cestas, a cada dia. Gostaria de agradecer a todas essas pessoas, que têm contribuído diretamente para que a cesta chegue às mãos das famílias que mais precisam”, ressaltou Jean Afonso.

Foto: Divulgação

Segundo ele, a distribuição continua a partir desta segunda-feira (20), e a previsão é atingir em totalidade as unidades de ensino já na próxima semana, finalizando a 1ª fase de entrega da SEDUC. As pessoas que não puderam retirar os seus itens nas datas previstas pelo cronograma não ficarão desassistidas. Nos dias 23 e 24 de abril, equipes da Secretaria de Educação atenderão, das 8h às 12h, no Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA), aos pais e/ou responsáveis que ainda não tiveram acesso ao benefício. “Todos os estudantes matriculados nas nossas escolas, da rede pública municipal de ensino, receberão a cesta”, reiterou o gestor da pasta.

Foto: Roberto Fonseca

Para evitar a concentração de pessoas nos pontos de entrega, com o cumprimento em integralidade do decreto municipal, frente à pandemia do coronavírus, a SEDUC adotou medidas de distanciamento, nas áreas de espera, de organização, e de prevenção, com o trabalho de equipes paramentadas. Dispensadores de álcool foram dispostos nos locais de distribuição e foram instalados também lavatórios nas escolas que receberam um grande número de pessoas, nesses dias, em função da entrega das cestas.

Foto: Roberto Fonseca

A SEDUC enfatizou que os itens alimentícios foram adquiridos com recursos próprios do município, para atender aos aproximadamente 13 mil estudantes em um período de até 3 meses consecutivos, e informou que uma nova fase de distribuição será iniciada já em maio, no caso de prorrogação do período de suspensão das aulas, devido à pandemia. “Esperamos que Alagoinhas e todas as outras cidades, do Brasil e do mundo, possam adotar as medidas preventivas, conter o avanço da COVID-19 e voltar ao funcionamento regular das atividades assim que for seguro para todos. Enquanto gestão municipal, o que temos feito é adotar medidas para reduzir os impactos da pandemia e não deixar as famílias desassistidas”, finalizou Jean Afonso.

Confira o cronograma de entrega da próxima semana:

SEGUNDA-FEIRA (20/04)

QUARTA-FEIRA (22/04)

QUINTA (23/04) E SEXTA (24/04): Alunos que não conseguiram retirar as cestas básicas na data prevista pelo cronograma, na sua respectiva unidade escolar, deverão procurar o CMA, das 8h às 12h.