A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) reuniu nos dias 25 e 26 de outubro, na Faculdade UNOPAR, mais de 150 profissionais da Atenção Básica de Alagoinhas para uma oficina instrumentaliza com temática “saúde do trabalhador”.
Promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a atividade teve como objetivo apoiar as equipes de atenção básica e trabalhar o conteúdo da saúde do trabalhador.
“O objetivo da atividade é instrumentalizar os técnicos que pertencem a atenção básica sobre o conteúdo, sobre a temática, saúde do trabalhador. A Atenção Básica é a porta de entrada para todos os serviços e acaba sendo um grande equipamento que encaminha as demandas para órgãos como o CEREST. Então é necessário que eles também sejam assistidos e sensibilizados sobre o que é um acidente de trabalho, o que é uma doença relacionada ao trabalho”, explicou a coordenadora do CEREST, Cristiane Correia.
A atividade foi dividida em 4 momentos, 2 durante o mês de outubro e mais 2 em novembro, para que todos os profissionais tenham acesso ao caderno 41- saúde do trabalhador na Atenção Básica.
Também na quarta-feira (25), aconteceu uma homenagem aos profissionais que trabalham com saúde bucal no município. Dia 25 de outubro é comemorado o Dia do Dentista, aproveitando a data foi feito, no Centro de Cultura, uma manhã de acolhimento sobre as vivência, a história da odontologia e sobre a importância desses profissionais na Rede de Atenção Básica.
“Fizemos uma palestra motivacional com Moacir Lira, um café da manhã e trouxemos práticas integrativas de massoterapia, maquiagem, aromaterapia para que a gente possa sair um pouco da realidade e demonstrar a esses profissionais a gratidão que a gestão de Alagoinhas tem para com o trabalho deles”, concluiu a diretora da Atenção Básica, Maria Eliana Telles.
Foto: Roberto Fonseca / SECOM