Mais saúde para a população: Prefeitura reinaugura Unidade de Saúde da Família do Estevão completamente reformada nesta quinta-feira (4)

2 de outubro de 2018, 16:38

Após concluir a reforma completa na estrutura física da Unidade de Saúde da Família do Estevão com recursos próprios, do fundo municipal, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SESAU), reinaugura o espaço, que conta agora com bancada para a administração dos imunobiológicos, acesso para passagem do material infectante direto ao expurgo, evitando a contaminação por cruzamento, e salas adequadas para receber profissionais e usuários do sistema.

A entrega da unidade reformada ao povoado será realizada oficialmente nesta quinta-feira, às 9h.

“Na unidade do Estevão, foi necessário fazer todo o retelhamento. As telhas antigas encharcavam e acabavam gerando goteiras. Em situações de chuva intensa, a unidade chegou a interromper por algumas horas a atividade em virtude do volume de água, então foi feito um processo de reforma, com novas telhas de cerâmica adquiridas, adequações internas realizadas, pintura e reparos que vão garantir uma melhor estrutura de atendimento à equipe e também à população”, detalhou o diretor de planejamento da saúde, Edlam de Souza Santos.

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Moacir Lira, as melhorias fazem parte de um conjunto de ações que têm como prioridade a qualificação da Atenção Básica no município. “Precisamos enxergar a Atenção Básica como a porta de entrada de todo o sistema. É fundamental que as unidades tenham as estruturas físicas adequadas para que, além de facilitar o atendimento e a prestação do serviço, as pessoas se sintam acolhidas pelos profissionais no local. Precisamos garantir que o espaço de atendimento seja não apenas um espaço de sofrimento, mas de acolhimento. E é necessário que tenhamos um olhar diferenciado na zona rural”, enfatizou.

Segundo ele, como as comunidades da zona rural têm maior dificuldade ao acesso a serviços da saúde, a ideia da secretaria, enquanto planejamento, foi justamente investir na reestruturação desses pontos específicos, contemplando as comunidades da zona rural com reformas e realizações que assegurem o atendimento de qualidade à população.

A iniciativa não é pontual. No dia seguinte à reinauguração da unidade do Estevão, a SESAU entrega uma unidade de saúde que foi ampliada em Narandiba e a previsão, até o 1º semestre de 2019, é de contemplar com intervenções significativas na estrutura física também os distritos de Boa União e Riacho da Guia.

“A ideia é que a gente impulsione agora esse processo de reformas, adequações e ampliações porque as unidades, de fato, estão necessitando. Com as estruturações entregues, devemos pular de 60% para 75% de cobertura em estratégia de saúde da família. Esse índice é significativo, mas sabemos que ainda não atende a contento a população. Nós temos consciência dos desafios, mas há uma necessidade de fortalecimento financeiro, porque o repasse hoje que o Ministério da Saúde faz como contrapartida para a ampliação das equipes de saúde da família não atende as necessidades em sua totalidade. É vislumbrando novos caminhos de melhorias e ações que temos trabalhado para trazer essas boas notícias de reformas, ampliações e intervenções para Alagoinhas”, destacou Edlam Santos.

A Secretaria de Saúde informou que os profissionais estão sensíveis às necessidades da população e que o intuito é ampliar o acesso dos munícipes aos serviços de saúde.

A SESAU comunicou também que a manutenção e os reparos têm sido feitos de forma contínua tanto na zona urbana como na zona rural.

Somada à implantação do serviço de ultrassonografia, aos veículos adquiridos e às intervenções nas unidades, a reinauguração desta quinta-feira contribui para a proposta da secretaria de fortalecer a Atenção Básica, oferecendo suporte para o atendimento aos usuários.

Até dezembro, a SESAU pretende entregar também a nova base do SAMU em Alagoinhas.

Reinauguração da Unidade de Saúde da Família do Estevão
Data: 04/10/2018 (quinta-feira)