Março Mulher: Violência doméstica é tema de roda de conversa na Rede Municipal de Ensino

16 de março de 2023, 18:00

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realizou uma roda de conversa na Escola Municipal Jairo Azi, no distrito de Riacho da Guia. A ação faz parte do Março Mulher e teve como propósito refletir sobre o tema da violência doméstica com os estudantes do 9o ano, com faixa etária entre 14 e 16 anos.

A estudante Lícia Moraes tem 15 anos de idade e disse ter feito, recentemente, um trabalho escolar sobre o tema. “A mulher tem que denunciar, não pode ter medo de nada. Têm muitas que têm pavor do companheiro. Esse tipo de homem precisa de punição e a justiça tem que colocá-lo em seu lugar”. A adolescente contou que já presenciou cenas de violência contra a mulher e é a favor da interferência da sociedade, indo de encontro ao velho ditado: em briga de marido e mulher não se mete a colher. “A maioria dos homens que agem dessa forma são machistas e psicopatas”.

De acordo com a Assistente Social do Centro de Referência à Mulher (CRAM) Ivanildes Pereira, falar sobre essa tema constrói uma base para que se formem cidadãos que venham a entender esse processo de violência como prejudicial para toda a sociedade. “Um homem violento, que não entende o direito da mulher, traz prejuízo para toda a sociedade. É papel do Estado, dentro do processo educativo e pedagógico, a formação cidadã desse indivíduo”.

Ainda segundo a profissional do CRAM, o indivíduo que recebe esse tipo informação tende a ter um outro tipo de comportamento. “Teremos uma juventude que saberá analisar todos os fatos para entender o que uma ação pode proporcionar na vida do outro. Esse jovem acaba propagando essa visão de mundo para todos os que estão em seu entorno”.

Para a Coordenadora Pedagógica Alexandra de Nantes, trazer o debate para a sala de aula, com a participação de membros do Governo municipal, é de suma importância, uma vez que “esse assunto permeia suas vivências e fazem parte dos problemas sociais que os envolvem. Quanto mais cedo a gente  abordar esse tema, mais vamos evitar situações de violência futuras. As meninas vão saber melhor como se posicionar e os meninos também terão uma visão diferente sobre a mulher e de como devem ser as relações”.

Durante a atividade também foram apresentados os equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com suas respectivas funções e serviços. As ações do Março Mulher continuam sendo realizadas até o final do mês.

Fotos: Roberto Fonseca