Maternidade de Alagoinhas lança campanha Outubro Rosa voltada para profissionais de saúde

19 de outubro de 2021, 13:53

Com o tema “Cuidando das mulheres que cuidam”, pela primeira vez o Hospital Maternidade Doutor João Carlos Meireles Paolilo, em Alagoinhas, vai realizar uma semana de atividades voltadas para as mulheres que trabalham na unidade. A ação, que faz parte da programação do Outubro Rosa, conta com palestras, atividade recreativas, exames, entre outros.

Na unidade, que possui 225 funcionários, as mulheres representam 95% do efetivo. “Esse ano nós vamos está fazendo voltado aos nossos profissionais. Escolhemos com o tema porque nós sabemos que, mediante a nossa sociedade, as mulheres cada vez mais tem se destacado como trabalhadoras e acabam não tendo tempo de cuidar de se mesma, principalmente a profissional da saúde”, explica a diretora da Maternidade, Gilsiene Melo.

Segundo a secretária de Saúde, Laina Passos, as atividades serão positivas, já que é necessário cuidar de todos. “Visando toda a dificuldade de tempo, nós pensamos em fazer ações voltadas as profissionais da Maternidade de Alagoinhas, porque entendemos que essas mulheres tem tamanha dedicação com todos os pacientes, mas as vezes não em tempo para cuidar de si”, afirma a gestora.

Nesta terça-feira (19) houve a abertura da semana com dinâmicas e café da manhã com a participação de todas as funcionárias da unidade, assim como a presença de Guaciara Ramos, representando Conselho Municipal de Saúde e Rafaella Barreto, representando Núcleo Regional de Saúde. No resto do dia foi realizado sessões de terapias elaborais; massagens; ventosas e terapia de relaxamento.

Para a quarta-feira (20), está programado apresentação da equipe de psicologia da Maternidade de Alagoinhas com técnica de integração e relaxamento durante a manhã. Já a tarde haverá consulta da mulher; exames clínicos; preventivo; solicitação e realização de exames de imagem, além de encaminhamentos para exames que não são realizados na Maternidade.

Na quinta-feira (21) pela manhã, o setor de fisioterapia vai realizar atividades elaborais como massagens e limpeza de pele, terapia postural. À tarde será a vez de consultas da mulher e exames voltados a ginecologia. Para a sexta-feira (22) a programação conta com a realização de exames e consultas; acolhimento de consultoras de maquiagem pela manhã. À tarde serão realizadas todas as ultrassons e acontece também o encerramento da semana.

Durante toda a programação, as profissionais poderão se fazer presente na unidade, mesmo que não estejam em regime de plantão.

Atendimento ao público

Na próxima semana, a Maternidade realizará para as pacientes internadas, a ação “Amamentação previne o câncer de mama”, pois durante o processo de aleitamento, as células dos ductos mamários sofrem maturação e ficam então mais protegidas para alterações celulares que levam ao câncer de mama.

Fotos: Roberto Fonseca – SECOM

Fonte: Secretaria de Saúde de Alagoinhas