Missa festiva e procissão atraem fiéis à trezena de Nossa Senhora de Fátima, que se encerra nesta segunda-feira (13)

13 de maio de 2024, 13:59

O domingo (12) foi marcado por louvor e devoção à Nossa Senhora de Fátima, título atribuído à Virgem Maria, Padroeira da Paróquia homônima, localizada na Praça Santa Isabel. No 12º dia da Trezena houve missa, procissão, homenagens e festejos na Matriz de Fátima. A celebração se encerra nesta segunda-feira (13), data em que se comemora o dia da santa, na qual ela teria feito uma aparição no ano 1917, dizendo: ‘Rezem o terço, todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra’”.

Com uma vasta programação, a comemoração teve início às 05h da manhã, com alvorada festiva, acolhida e liturgia. Durante a tarde, houve uma solene celebração eucarística com a Missa Festiva celebrada Dom Francisco Vidal, seguida pela procissão com a imagem da santa pelas ruas da cidade, e benção do Santíssimo Sacramento. Também houve animação com a Banda Oh Glória.

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas contribuiu com grande parte da estrutura física da festa. “Estamos aqui no exercício da fé cristã, com o povo católico alagoinhense presente durante o domingo festivo da Trezena de Nossa Senhora de Fátima. Esse é mais um momento em que a gestão municipal se fez presente, contribuindo com a requalificação da praça da Matriz de Fátima, das ruas ao seu entorno, além de, claro, dar aporte a toda estrutura da comemoração da Trezena”, afirmou o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, que esteve presente durante a celebração, acompanhado da secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama.

O bispo Dom Francisco Vidal ressaltou a importância do cuidado com o patrimônio ao redor da igreja. “Quero agradecer ao prefeito Joaquim Neto por essa praça que foi revitalizada. A praça é um lugar do povo e como é gostoso ver as crianças brincarem, as pessoas da terceira idade convivendo… a praça é um lugar de confraternizar, por isso é fundamental ter esse espaço para a vida do povo, para celebrar. Agradecemos pela revitalização dessa praça que dá vida ao coração desse bairro”, comemorou.

Sobre a Praça Santa Isabel

A Praça Santa Isabel passou por várias ações estruturais realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SECIN), deixando-a, assim como ao seu entorno, com “cara nova”, e oferecendo à comunidade um espaço de lazer ainda melhor.

Os trechos das ruas Maestro Laranjeiras e Rogaciano Guedes Vasconcelos, que circundam a praça foram pavimentados, com asfalto do tipo usinado à quente (CBUQ), de alta qualidade e durabilidade. As calçadas foram requalificadas, com concretagem do pavimento dos passeios, e receberam novos meios-fios. Paralelamente, foi realizada a requalificação do pavimento do piso da praça. Esta é mais uma das ações do Alagoinhas+, um programa inédito que traz R$50 milhões em investimentos para a área de infraestrutura da cidade.

Fotos: SECOM