O Dia de Santo Antônio foi marcado pelo encerramento da Trezena em louvor ao padroeiro da cidade de Alagoinhas. Durante toda a terça-feira, 13, houve homenagens e festejos ao santo casamenteiro com alvorada, missa festiva e procissão. Os festejos aconteceram na Igreja Matriz – Catedral de Santo Antônio.
Com uma vasta programação, a comemoração teve início às 05h da manhã, com alvorada festiva e repique dos sinos, seguido pelo Oficio da manhã e Ladainha, Celebração Eucarística e Bênção dos Pães e Celebração das Crianças. Durante a tarde, houve solene celebração eucarística com a Missa Festiva celebrada Dom Francisco Vidal, seguida pela procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas da cidade, benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos.
A Prefeitura Municipal de Alagoinhas contribuiu com grande parte da estrutura física da festa, disponibilizando toldos, som fixo, trios elétricos, ornamentação e fogos. “A trezena de Santo Antônio é o ponto alto das comemorações religiosas no município. Nós temos diferentes paróquias, com diferentes patronos. Todas elas realizam suas atividades envolvendo as comunidades locais, mas Santo Antônio é diferente porque é o padroeiro de todo o município de Alagoinhas”, afirmou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Iraci Gama.
O bispo Dom Francisco Vidal, celebrante da missa festiva, destacou a grande representatividade da Trezena para os católicos. “Esse foi um momento muito especial: treze dias de terço, oração, louvor e confraternização. Nós tivemos milhares de pessoas passando por nossa Catedral com momentos de muita intensidade. Hoje estamos coroando o padroeiro Santo Antônio, pregador do evangelho, e pedindo que ele interceda por Alagoinhas”, disse o religioso.
Para o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, que esteve presente durante a celebração, declarou aberto os festejos juninos e destacou a importância do padroeiro da cidade. “Hoje encerramos a trezena de Santo Antônio com a culminância linda da procissão, onde os fieis de Alagoinhas exercitam a fé se fazendo presentes. E também damos inicio às festas profanas. Tivemos aqui, nos dias 12 e 13, o Trem do Forró que foi um sucesso. Ainda teremos a Vila de Santo Antonio da Lagoinha, entre o Mercado do Artesão e a Praça da Bandeira, e os shows, do palco principal e dos distritos. Então, eu estou muito feliz e agradecido a nossa equipe e a todos os envolvidos na organização e realização dos eventos”, concluiu o gestor.
Confira mais imagens:
Foto: Roberto Fonseca/ SECOM