Maior obra de macrodrenagem da história de Alagoinhas será entregue no final do primeiro trimestre

14 de janeiro de 2021, 14:05

Os alagamentos na região da Cavada, Av. Rio Branco e Inocoop 1 estão com os dias contados. Finalmente, a população poderá respirar aliviada em tempos chuvosos. No final do primeiro trimestre, a gestão Joaquim Neto irá entregar a maior obra de macrodrenagem da história do município, que sanará, de uma vez por todas, com este problema que assola, há anos, os moradores.

Foto: Roberto Fonseca

“Quando chovia alagava toda a região da lagoa da Cavada, não passava carro e a principal artéria ficava interditada. Além disso, inúmeras famílias perdiam seus móveis, o que nos doía muito. Era constrangedor para todo alagoinhense”, declarou o prefeito Joaquim Neto.

Iniciada em julho de 2019, com um investimento de mais de 12 milhões de reais, integra a operação o maior túnel de Armco da Bahia (2600mm de diâmetro). Com equipe de segurança 24h e pessoal treinado para espaços confinados, boa parte da obra já está pronta, a exemplo do Tubo PEAD e as Aduelas de concreto.

Foto: Roberto Fonseca

O canal de macrodrenagem tem uma extensão de quase 1km.  Na parte da lagoa, há um vertedouro, ou seja, um dispositivo hidráulico que vai controlar a vazão das águas; ao chegar em um determinado nível, haverá um escoamento para o túnel, e deste para uma galeria já implantada.

Foto: Roberto Fonseca

“Foi um desafio que assumi desde o primeiro mandato. Sabia que era complexa, sabia que era cara, mas é a obra mais importante de macrodrenagem da história de Alagoinhas”, continuou o prefeito.

Foto: Roberto Fonseca

Para a secretária de Infraestrutura Maria das Graças de Castro Reis, essa é uma obra estruturante que vai ficar para a eternidade. “A cidade está crescendo. Na década de 80, a lagoa absorvia grande parte das águas das chuvas dessa região. Com a macrodrenagem e as obras de esgotamento sanitário, vamos recuperar, ao longo do tempo, a lagoa, que será revitalizada. O processo de recuperação será lento e biológico, mas teremos novamente essa lagoa viva na nossa cidade!”.

Foto: Roberto Fonseca

Ainda neste semestre, será entregue à população a pavimentação da Rua Irmã Dulce e travessas.