Momento M bate recorde de público e Secretaria de Saúde estende realização de mamografia e ultrassonografia para este final de semana

11 de outubro de 2019, 12:13

Sucesso de público, o Momento M levou um mutirão de atendimentos às mulheres de Alagoinhas na noite da última quinta-feira (10), com mamografia, preventivo, consultas médicas, realização de exames, espaço de beleza e palestras.

Foto: Milena Lima

A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), contou com ampla participação popular, na Policlínica Municipal, com recorde de atendimentos nos estandes, consultórios médicos, unidade móvel, carreta da saúde para rastreamento do câncer de mama e espaço “Beleza para Todos”, da associação de Cabeleireiros de Alagoinhas e região, que também participou da iniciativa, levando um trabalho de autoestima ao público feminino no local.

Mais de 80 profissionais, entre equipe técnica, Rede de Proteção à Mulher, médicos, enfermeiros, coordenadores, auxiliares, dentistas, psicólogos, agentes de saúde e assistentes sociais estiveram mobilizados para atender à população em horário estendido, das 18h às 21h, e o movimento foi intenso até o fim da noite.

Foto: Milena Lima

Para quem participou da ação, o resultado foi positivo. “A demanda é grande e as pessoas todas aproveitando a oportunidade de fazer a mesma coisa que eu, correr atrás, porque acaba sendo difícil fazer esses exames. Veio gente de outros lugares também e Alagoinhas está de parabéns, a Prefeitura está de parabéns, os organizadores estão de parabéns. Eu agradeço por tudo o que aconteceu aqui hoje. Aproveito essa oportunidade, na data de hoje, para a consulta porque é muito difícil a gente trabalhar fora, não tem tempo. Graças a Deus hoje eu consegui”, disse Jaciguara Lopes Costa.

A opinião da moradora não foi isolada. Dona Iraci Santiago, de 68 anos, saiu do atendimento médico dizendo “ta ótimo, tá maravilhoso”, e Railane Evangelista de Jesus, de 22 anos, que foi à Policlínica para tratamento com dentista, também gostou do acolhimento que encontrou no local. “Eu acho muito importante porque com a ajuda do governo é sempre melhor, né? Muita gente trabalha de dia e à noite está em casa, então eu acho melhor no período da noite mesmo esse tipo de ação”, relatou.

Na foto, Railane Evangelista de Jesus (Créditos: Divulgação)

Elane Santos, de 25 anos, não aproveitou apenas a consulta médica. Depois de passar pelo cardiologista, a moradora foi cuidar da autoestima, e saiu da Policlínica Municipal só depois de um tratamento completo no espaço de beleza. “Passei pelo cardiologista, que eu estava precisando, e agora o cabelo, maquiagem. Achei uma beleza, ótima, nota mil! Eu não tenho nem muita explicação, mas tem que ter, porque as mulheres merecem. Não tenho nem tempo e tem que aproveitar um momento desses”, afirmou.

Com a alta demanda e o número recorde de mulheres que compareceram, para o Momento M, a Secretaria de Saúde resolveu estender a ação. A equipe técnica pré-agendou pacientes que não passaram por consulta, nesta quinta-feira, e realiza exames de mamografia e ultrassonografia dos pacientes pré-agendados no sábado e no domingo pela manhã, na Policlínica Municipal, que abre as portas excepcionalmente neste final de semana, funcionando mais uma vez em horário diferenciado.

Foto: Milena Lima

“Unidade cheia, mulheres atendidas, mais uma ação da saúde que chega para atender a essa alta demanda que existia aqui no município e o que pudemos perceber, com esse número expressivo de mulheres que compareceram, foi justamente como a nossa comunidade precisa desse cuidado. Sabemos que ainda há bastante a fazer, mas as ações do Outubro Rosa continuam, temos 4 Corujões da Saúde, já na próxima semana, com horário estendido nas unidades, temos mais exames, neste final de semana, ações de sensibilização que continuam. Estamos caminhando com avanços, trazendo acolhimento para a nossa gente, que é o objetivo principal”, salientou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo.

Durante todo o período da noite, em que foram oferecidos os atendimentos, a primeira-dama, Carla Reis, também esteve no local, prestigiando a ação e contribuindo para o acolhimento às mulheres. Segundo o prefeito Joaquim Neto, as ações não acabam com a realização do Momento M, pelo contrário; o Chefe do Executivo Municipal chamou a atenção para a extensa programação de atividades e atendimentos gratuitos que serão oferecidos durante todo o mês através de um programa municipal inteiramente voltado para a saúde das mulheres em Alagoinhas. O gestor lembrou também que, devido à alta demanda, procedimentos de ultrassonografia e mamografia serão realizados novamente neste fim de semana.

A ação contou ainda com o apoio da Guarda Municipal, que esteve na Policlínica, ao lado da equipe do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), com orientações sobre a Patrulha Maria da Penha e a rede de acolhimento.

Confira as fotos do Momento M: