A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, realizada desde 1964 pela Federação Nacional das Apaes. Com a finalidade de informar a sociedade alagoinhense sobre a condição de tais sujeitos e combater o preconceito, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Saúde e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE realiza, entre os dias 23 e 27 de agosto, uma série de atividades elucidativas.
A programação foi iniciada nesta segunda-feira (23), na praça do CEU, com uma palestra magna de Leuse Catiusca, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e PCD. A comunidade local compareceu em peso, com a presença da organização ecumênica TAIZÉ, representada pelo irmão Henrique. O objetivo principal foi esclarecer as características comuns dos portadores de Deficiência Intelectual e Múltipla, suas necessidades e a importância da inclusão, em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei 13.146, de 06 de Julho de 2015).
Para Luciana Santos Mendes, coordenadora de Diversidade Social da SEMAS, “é de suma importância sensibilizar a comunidade de que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla estão presentes na sociedade, dando lugar de fala e esclarecendo sobre os seus direitos e cidadania”. Embora o tema nacional seja É Tempo de transformar Conhecimento em Ação, a SEMAS adotou a temática Incluir para desconstruir “porque não existe ação maior do que a inclusão, onde você desconstrói os preconceitos”.
“É nosso papel trazer à tona essas informações, esclarecendo a população e lutando pela quebra do preconceito, ao passo em que garantimos o direito dessas pessoas, que merecem todo o nosso cuidado e carinho”, declarou a secretária da pasta Ludmilla Fiscina.
Na terça (24), às 9h30, será realizada a Live Direito e Cidadania da Pessoa com Deficiência, com transmissão pelo Canal da Secretaria da Educação no Youtube. Para acompanhar, acesse Aqui