Na frente pela Educação: Alagoinhas integra comitiva brasileira de educadores em Singapura

7 de fevereiro de 2019, 12:33

Em mais uma iniciativa com foco no fortalecimento do sistema educacional do município, Alagoinhas aposta nos modelos mais avançados do mundo para potencializar resultados efetivos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

O secretário municipal de Educação, Tácio Lobo, foi um dos 22 brasileiros selecionados para integrar a comitiva de educadores que visitaram Singapura, referência mundial na área da Educação. O gestor da pasta passou 7 dias com o grupo, no Sudeste Asiático, para estudar e pesquisar o modelo de ensino que conquistou os melhores resultados no Programa de Avaliação Internacional de Alunos, o Pisa, influente ranking realizado com estudantes de mais de 70 países.

A agenda incluiu visitas a órgãos do governo, a escolas inovadoras, startups e iniciativas da sociedade civil, além de momentos para consolidar aprendizados e pensar em possíveis aplicações na educação brasileira.

Com um dos sistemas de educação mais admirados e avançados do mundo, o secretário de Educação de Alagoinhas pretende trazer referências, práticas para o processo de formação de professores e metodologias que possam agregar ao ensino das escolas municipais.

“Ao estarmos em contato com o que de melhor está acontecendo no mundo, tivemos ainda mais clareza do que realmente funciona e de quais são as peças fundamentais neste processo. Mais do que incorporar iniciativas eu acredito que a grande chave está em entender as premissas por trás do sistema educacional de Singapura. Podemos mencionar, como exemplo, o foco incansável do país na formação inicial e continuada dos melhores professores para estarem nas salas de aula. Isso é feito através de uma instituição de ensino superior de excelência e de uma academia de formação continuada dos professores. Há também a prioridade máxima em tudo que envolve a educação no país, seja na perspectiva do governo ou dentro das famílias, com suas crianças. Para Singapura, a educação é peça-chave como estratégia de desenvolvimento social e econômico”, enfatizou.

Os participantes da comitiva que visitaram Singapura fazem parte da Fundação Lemann, que busca colaborar com a melhoria da qualidade da educação através de boas práticas de gestão pública e compartilharam, durante a viagem, desafios e metas para a educação nas respectivas localidades de atuação.

De volta ao Brasil, o secretário responsável pela pasta, em Alagoinhas, dá continuidade à busca por avanços na Educação Básica. Junto com o prefeito Joaquim Neto, com o subsecretário Jean Afonso e a diretora pedagógica Keite Lima, Tácio Lobo foi esta semana a Sobral, no Ceará, para participar do Encontro Nacional do programa “Educar pra Valer”.

A cidade cearense, que conquistou a primeira colocação do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sedia o evento e Alagoinhas participa, nos dias 7 e 8 de fevereiro, da iniciativa, em mais uma forma de compartilhamento de experiências com foco na educação pública de qualidade.