Na frente pelo esporte: Alagoinhas sedia o Campeonato Baiano de Karatê Interestilos 2018 neste final de semana

3 de agosto de 2018, 10:10

A 124 km de Salvador e concorrendo com a capital baiana, com Eunápolis e Porto Seguro na disputa para sediar a competição, Alagoinhas foi escolhida para receber o Campeonato Baiano de Karatê Interestilos 2018, realizado neste final de semana no ginásio de esportes Antônio Carlos Magalhães.

Com expectativa de 300 atletas participantes e pelo menos 33 cidades confirmadas, a Federação de Karatê da Bahia (FKBA), que realiza a ação, conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e espera disputas acirradas entre os competidores.

A programação começa no sábado (4), às 14h, com uma Assembléia Geral Ordinária para os presidentes e um curso de arbitragem ministrado em seguida, às 15h. O início das competições está previsto para as 17h e no domingo (5), às 8h, será realizada a cerimônia oficial de abertura da competição.

Para a cidade sede, a vantagem de ter os atletas “em casa” é significativa, mas não diminui a competitividade da disputa. “Em técnica, os melhores de cada academia estarão nesse evento. A nossa expectativa é muito boa. Ano passado, levamos para o baiano 28 atletas e todos os 28 se classificaram. Agora a gente está com 46 e esperamos pelo menos 30 para o brasileiro. É o que a gente vai buscar”, afirma o professor de Alagoinhas Ivan Pereira da Anunciação Júnior, da escola Dragões Karatê Clube, organizadora do evento.

Não é a primeira vez que o município recebe o Campeonato Baiano. Com um clube forte que lidera o ranking há 7 anos, a cidade já sediou a disputa estadual em 2016 e conta agora com a experiência de atletas que tem pouca idade, mas uma coleção de conquistas e destaque mundial. É que os irmãos Tiago Freitas do Carmo e Arthur Freitas do Carmo, de 10 e 12 anos, respectivamente, estiveram no Campeonato Mundial da Escócia, em junho deste ano, e trouxeram para casa premiações internacionais e muitos desafios.

Com 53 medalhas conquistadas, o faixa preta mais novo da Bahia, Tiago Freitas, subiu ao pódio com o 3º lugar no mundial de Dundee e viu o irmão Arthur Freitas se classificar como o 7º melhor do mundo no “kata”, a sequência de técnicas de ataque e defesa que prepara o carateca para o combate real.

No campeonato deste final de semana, os irmãos se unem a outros 44 atletas da cidade para chaves de categorias individuais e por equipe, na busca pelas classificatórias que podem levar o grupo para a competição nacional.

Segundo o professor Ivan Pereira, entretanto, não são apenas os meninos o destaque do time alagoinhense. “Nossas meninas são show. Começamos a montar a equipe feminina há pouco tempo. Uma equipe forte, que a gente não tinha. No karatê, a tradição feminina é muito pouca. A gente conseguiu focar nesse time feminino e hoje temos muitas meninas. Ano passado, dos 28 atletas que a gente levou, 11 foram mulheres. Técnica lá em cima. Em nível de Bahia, todas as meninas que estão no ranking nacional são de Alagoinhas. Hoje a gente tem 9 meninas que estão no ranking nacional. As únicas da Bahia são daqui”, ressaltou.

Com expectativa positiva e uma série de novas disputas pela frente, a equipe de atletas se prepara para tentar bater novos recordes.

A iniciativa é da FKBA, com apoio da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos (CBKI) e da Prefeitura Municipal de Alagoinhas.

Campeonato Baiano de Karatê Interestilos 2018

Sábado (04/08)