Nota de Esclarecimento sobre incêndio ocorrido na Fonte dos Padres e circulação de animais

6 de novembro de 2023, 12:40

A Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), busca minimizar os problemas oriundos do escoamento de água em épocas de cheias e contribui consideravelmente com a melhoria da qualidade da água nos rios, estendendo de forma mais abrangente os benefícios sociais, técnicos e ambientais ao meio urbano e rural.

A SEDEA realiza o serviço de limpeza e desassoreamento dos rios, com remoção de material vegetal “daninho”, resíduos sólidos que se encontram em descarte nos cursos  d’água e posterior plantio de mata ciliar com espécies do bioma local pertencentes às bacias hidrográficas do município de Alagoinhas. O objetivo é a segurança e melhoria no escoamento das águas de chuva e também a prevenção de enchentes, além de aprimorar as condições ambientais de bairros e comunidades, colaborando com a redução da possibilidade de inundações em áreas urbanizadas.

Antes de iniciar a atividade na localidade, dentro dos planos solicitados, é realizado o Plano de Afugentamento de Fauna nos trechos em que será realizada a intervenção com máquinas. Todo o trecho é percorrido, para executar a contenção, manejo, acondicionamento e área de soltura dos animais presentes, determinados pelo órgão ambiental.

Ocorreu na Fonte dos Padres um incêndio criminoso; foi constatado pela equipe que atearam fogo em resíduos que lá estão descartados de forma irregular (uma prática infelizmente comum em nosso município). Esse se alastrou por toda extensão local e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Porém, com o fogo e a fumaça, os animais silvestres presentes naquela localidade, buscando a sobrevivência, fugiram, e com isso, invadiram as ruas próximas onde há um fluxo de trânsito e foram para os bairros próximos.

Providências estão sendo tomadas juntos aos proprietários dos terrenos para realização de seu fechamento, a fim de evitar outros transtornos semelhantes, não somente nessa localidade, mas em todo o município.