Nota de pesar pelo falecimento de Dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito da Diocese de Alagoinhas

13 de abril de 2021, 10:38

O prefeito Joaquim Neto, em nome de toda a gestão municipal, lamenta profundamente o falecimento de Dom Jaime Mota de Farias, bispo emérito da Diocese de Alagoinhas. O óbito aconteceu na madrugada desta terça-feira (13), devido ao agravamento do estado de saúde do sacerdote, acometido por Alzheimer.

O corpo está sendo velado na Catedral Santo Antônio. Às 11h da manhã ocorrerá a segunda missa do dia, e às 15h será realizada uma cerimônia fúnebre (exéquia), seguida pelo sepultamento, às 16h, que acontecerá na própria igreja. Devido ao contexto pandêmico, a lotação do templo será limitada a 30%.

Dom Jaime tinha 95 anos de idade e residia no município desde 1985, quando foi nomeado o segundo bispo titular da Diocese, cargo que exerceu até 2002. Durante esse período, ordenou dezenas de padres e estimulou a criação de novas paróquias e comunidades religiosas. Uma de suas marcas registradas foi o incentivo incansável às pastorais Rural e do Menor, revelando um lado humanista e preocupado com o social.

Em 1992, Dom Jaime Mota de Farias recebeu o título de cidadão alagoinhense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade. Mesmo com a renúncia ao cargo de bispo (em 2002), ele continuou morando em Alagoinhas. Sua mensagem de amor e respeito ao próximo nunca será esquecida.

Foto: Facebook Diocese de Alagoinhas (BA)