Novas medidas de enfrentamento à Covid-19 entraram em vigor nesta segunda-feira (13)

13 de julho de 2020, 15:03

Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura de Alagoinhas implementou diversas regras com base no que foi estudado nos boletins epidemiológicos, e além das suas próprias medidas, o município também adotou uma série de determinações estaduais para conter o avanço do novo coronavírus.
Os novos parâmetros estaduais de controle da circulação de pessoas e de funcionamento de atividades econômicas – que também contemplam outros 61 municípios – começaram a valer nesta segunda-feira (13) e seguirão até o dia 19 de julho.

Medidas

-O Toque de Recolher está determinado das 18h às 05h, a partir desta segunda-feira (13) até as 24h do dia 19 de julho. A circulação noturna no município estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência.

– Entre 13 e 19 de julho está autorizado, entre 5h e 16h, apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde.

São consideradas essenciais as atividades de mercados, serviços de delivery, farmácias, unidades de saúde, serviços de segurança privada, serviços funerários, postos de combustíveis, indústrias, bancos, lotéricas e estabelecimentos voltados a alimentação e cuidado a animais.

– Farmácias estão autorizadas a funcionar sem limitação de horário.

A fiscalização do cumprimento das medidas restritivas estabelecidas no Decreto Estadual nº 19.829/2020 será exercida de forma ostensiva, pelo município, através da Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, SESEP, SEDEA e SMTT, de forma conjunta com a Polícia Militar e demais órgãos e instituições designadas pelo Governo do Estado da Bahia.

A Secretaria de Serviços Públicos – SESEP e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estão autorizadas a interditar vias públicas, com objetivo de diminuir a circulação de pessoas.

A Prefeitura reitera a importância de a população cumprir todas as medidas, mantendo o isolamento social, e usando máscara ao sair de casa.Seguindo decretos municipais, até o dia 15 de julho, também estão suspensas aulas, eventos como competições desportivas, shows, feiras, circos, passeatas e o funcionamento de parques, clubes, academias, cinemas e boates.