Novembro Azul: Guarda Municipal de Alagoinhas promove caminhada pela conscientização

26 de novembro de 2018, 11:47

A Guarda Municipal de Alagoinhas (GCM) também aderiu à campanha de conscientização com foco na saúde do homem, o Novembro Azul.

No mês mundial de combate ao câncer de próstata, a categoria reuniu profissionais do setor para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Neste domingo (25), representantes da GCM se reuniram no estacionamento da Prefeitura para um café da manhã, de onde seguiram em caminhada com destino ao distrito de Boa União.

“Como nosso público maior, da instituição, é masculino e sabemos que o homem tem essa dificuldade de se cuidar, nosso intuito principal é a conscientização”, afirmou Jeane Rodrigues dos Santos, uma das organizadoras da caminhada.

Para Márcia Maria Queiroz, também envolvida na organização, o intuito da categoria era chamar a atenção da população, de uma forma geral, para a necessidade de alertar sobre o cuidado à saúde do homem.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é a 2ª doença mais frequente na avaliação entre homens, provocando cerca de 15 mil mortes por ano.

Além da caminhada deste domingo, a Guarda Municipal realizou, na última sexta-feira, uma palestra com a participação do secretário municipal de saúde, Moacir Lira. “Foi uma programação que iniciamos no dia 23, com uma palestra médica sobre prevenção e diagnóstico da doença. É uma forma de desmistificarmos a questão do exame e de incentivar médicos e familiares a se atentarem aos cuidados à saúde”, pontuou a psicóloga Edlea Raiane.

Para a comandante da Guarda Municipal, Renata Fortaleza, além de uma ação de promoção à saúde, foi também um momento de interação, compartilhamento e cuidado. “É um trabalho muito importante. Além de estarmos falando sobre o Novembro Azul, com palestras, explanações de médicos, bate-papo sobre conscientização, é também um momento de descontração. É um espaço familiar onde a categoria brinca, compartilha e ainda cuida da saúde”, ressaltou.

A Caminhada foi finalizada no distrito de Boa União, após um trajeto pelo Mangalô, com um almoço de confraternização entre os representantes da Guarda Municipal que participaram da ação.

Confira as fotos:
Novembro Azul - Guarda Municipal