Novembro da Consciência Negra: Slam “Poesia preta na luta antirracista” é realizado em Boa União

30 de novembro de 2023, 10:45

“Poesia preta na luta antirracista”, esse foi o tema do Slam realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), nesta quarta-feira (29), em alusão ao mês da Consciência Negra. A atividade foi promovida pelo IFARADÁ, Núcleo de Educação Quilombola da SEDUC.

“Encerrando as atividades do Novembro Negro aqui no distrito de Boa União, que é o distrito que tem mais comunidade quilombolas no nosso município. Hoje o evento foi realizado em praça pública, com as escolas municipais reunidas, trazendo apresentações culturais e as manifestações e valorização da cultura quilombola. Ações com essas, com uma temática antirracista tão importante, vem para fomentar a conscientização e o combate ao preconceito”, disse o secretário de Educação, Gustavo Carmo.

Para a diretora da Escola Municipal Miguel Santos Fontes, a culminância do projeto do Novembro Negro, é muito significativo para todas as comunidades que fazem parte do distrito de Boa União. “Tivemos uma manhã regada a poesia negra realizada pelos alunos. Durante esse mês, realizamos atividades escolares que fizeram ecoar a voz da população negra que nós, que vivemos numa comunidade quilombola, não podemos deixar calar. Evidenciamos aos alunos durante todo o ano que nós devemos só ocupar nossos espaços. E essa é a culminância de tudo. A fortaleza, a valorização da cultura negra, das nossas raízes étnico-raciais foram desenvolvidas ao longo do ano.

O mês de novembro foi dedicado à atividade voltas para enaltecer a cultura negra através de apresentações em sala de aula, aulas expositivas, trabalhos com dança, pesquisa sobre a cultura e sobre os povos que vieram para Brasil nas escolas municipais.

Slam é um termo da língua inglesa usado para nomear a competição de poesia falada. Nas apresentações, ou batalha das letras, temos um fenômeno de poesia oral, com temas como racismo, violência, respeito, despertando na plateia a reflexão e atitude política.

Confira mais imagens:

Foto: Roberto Fonseca / SECOM