O cuidado com o solo como fonte de renda e desenvolvimento: Prefeitura promove conjunto de ações integradas para fortalecimento da agricultura familiar

26 de abril de 2019, 11:52

Com ações contínuas de recuperação das estradas vicinais, entrega de adubo orgânico às comunidades rurais e apoio ao preparo do solo com maquinário, a Prefeitura de Alagoinhas tem vislumbrado novos caminhos para o fortalecimento do pequeno agricultor e aposta no apoio à agricultura familiar como forma de desenvolvimento.

Esta semana, a Secretaria Municipal de Agricultura finaliza a entrega, pela 3ª vez consecutiva, de 800 toneladas de adubo orgânico às comunidades rurais, em mais uma ação que visa à produtividade, à permanência do homem no campo e à melhoria das condições de trabalho para os produtores rurais.

Foto: Divulgação/SEMAG

Na prática, isso significa que mais de 40 comunidades foram beneficiadas com a ação.

“A entrega de adubo orgânico para incremento à produtividade nas lavouras, a distribuição de insumos e o apoio às associações rurais, por meio de capacitações, maquinário e parcerias, fazem parte dessa busca da secretaria em cumprir com políticas públicas que potencializem o desenvolvimento do campo e também em apresentar subsídios para que essa produção dos agricultores se torne cada vez mais eficiente. Temos visto essa transformação se concretizar na prática, com os incentivos”, afirmou o secretário municipal de agricultura, Geraldo Almeida.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo ele, “agricultores familiares que guardaram convenientemente as sementes de feijão de corda distribuídas pela prefeitura, em agosto do ano passado, estão tendo sucesso no plantio deste ano”.

Resultado que vem sendo cultivado desde o início das atividades da secretaria junto aos produtores rurais.

“Os ótimos resultados obtidos por quem vem plantando atestam que, mesmo decorridos sete meses do recebimento das sementes, o produto mantém a boa qualidade e alto poder germinativo. Em visita efetuada esta semana ao agricultor Jair, da comunidade de Baixão do Riacho da Guia, técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura puderam constatar a exuberância do seu plantio de feijão de corda, feito com as referidas sementes. De acordo com Jair, o plantio deverá render uma ótima safra também graças ao adubo orgânico fornecido pela prefeitura, que – afirma ele – chegou em boa hora”, relatou Geraldo Almeida.

Foto: Divulgação/SEMAG

A postura da secretaria segue em consonância com as estatísticas que apontam para a agricultura familiar enquanto pilar do desenvolvimento.

Com um dos principais faturamentos anuais do mundo no quesito produção familiar e gerando cerca de US$ 55,2 bilhões por ano com esse tipo de produção, o Brasil ocupa colocação de destaque no setor.

Para se ter uma ideia do percentual de participação da agricultura familiar no prato do brasileiro, mais de 80% da mandioca e 70% do feijão consumidos cotidianamente são fruto desse tipo de produção.

O último censo agropecuário realizado no Brasil, de 2006, aponta que 84% do total de estabelecimentos agropecuários, no país, pertence a organizações familiares – metade delas situadas na região nordeste do país, e a Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua 72ª sessão, adotou oficialmente o Decênio 2019-2018 para a Agricultura Familiar, como marco à promoção de políticas públicas e forma de alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Em Alagoinhas, no interior da Bahia – unidade da federação com maior número de agricultores familiares do Brasil –, a Secretaria Municipal de Agricultura tem unido esforços para impulsionar o desenvolvimento dos produtores familiares.

Até agora, mais de 45km de estradas rurais passaram por recuperação e as intervenções seguem em andamento, com um calendário de ações contínuas para melhorias das vias de escoamento da produção.

Foto: Roberto Fonseca

Além disso, programas de fertilização do solo, de assistência técnica e qualificações para operação de maquinário no campo estão sendo oferecidas em parceria com a Administração Municipal, que pretende reduzir os custos de preparo da terra e contribuir com implementos para o fortalecimento dos produtores rurais da região.

A previsão é de que novos insumos sejam distribuídos e cursos de capacitação sejam oferecidos ao longo de todo o ano pela secretaria às comunidades.