O sábado foi de vacinação contra a Gripe Influenza, em Alagoinhas

22 de maio de 2021, 18:52

Dando seguimento à campanha de vacinação contra a Gripe Influenza, neste sábado (22), equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), em parceria com associações de moradores, estiveram em campo para aplicação da vacina em pessoas com 60 anos ou mais, professores, gestantes, puérperas (mães que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da saúde, e crianças de 6 meses a 5 anos,11 meses e 29 dias.

Maria de Lourdes Costa, de 88 anos, moradora da Urbis do Petrolar, tomou a segunda dose contra a Covid-19 em março, e hoje recebeu, em casa, a vacina contra a Gripe.

A vacinação aconteceu das 8h às 12h, nas sedes das associações de moradores da Urbis do Petrolar, Alagoinhas IV, Urupiara, Teresópolis, Linha Verde, Novo Horizonte. Idosos acamados receberam a vacina em casa.

De acordo com a coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica (VIEP), Eliziane Freitas, a vacinação deste público  segue até o encerramento da campanha, no dia 9 de julho, e a partir do dia 9 de junho, com o início da terceira etapa, também poderão se vacinar contra a Gripe Influenza, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências permanente, caminhoneiros, trabalhador de transporte coletivo, trabalhador portuário, força de segurança e salvamento, forças armadas , funcionários do sistema de privação de liberdade , população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A coordenadora da VIEP destaca a importância das pessoas que já se vacinaram contra a COVID-19 ficarem atentas à data da aplicação da 1ª ou 2ª dose do imunizante, para que não coincida com a dose contra a Gripe. “Para garantir a eficácia das duas imunizações é preciso um intervalo mínimo de 14 dias”, explica Eliziane.

A orientação é aguardar este intervalo de 14 dias para tomar a vacina da gripe, que segue sendo aplicada em todas as unidades de saúde do município. Os documentos são: RG, CPF e cartão de vacina. Os professores também devem levar o contracheque, e a apresentação do cartão de vacina é obrigatória para todas as pessoas.

A vacina contra a Gripe Influenza é uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por esta doença, além disso, também tem como objetivo reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Fotos: Midian Bispo/SECOM