OUTUBRO ROSA: Depois de promover atividades voltadas à Saúde da Mulher durante toda a semana, Maternidade recebe pacientes com almoço especial

11 de outubro de 2019, 23:43

O Hospital Maternidade de Alagoinhas, que na segunda-feira iniciou as atividades do Outubro Rosa com um encontro voltado às profissionais do local e chamou a atenção para a importância do acolhimento em saúde, fechou, nesta sexta-feira (11), a programação, após um ciclo de palestras, salas de espera, bate-papo e rodas de conversas voltadas à Saúde da Mulher.

O encerramento da semana – direcionada ao diálogo aberto com o público feminino – aconteceu em forma de almoço especial para as pacientes atendidas. É que a equipe técnica preparou um espaço com buffet, mesas decoradas e atendimento para as parturientes e suas famílias, em um momento de compartilhamento, interação e acolhimento. Um momento de maquiagem também foi realizado com as pacientes, nesta sexta-feira.

Foto: Sid/SECOM

“Na terça-feira, fizemos uma abertura com os profissionais de fisioterapia, em uma roda de conversa sobre postura na hora da amamentação, cuidados com a coluna. Na quarta-feira, tivemos um bate-papo com o Núcleo de Psicologia, que falou sobre aspectos psicológicos do adoecimento da mulher, porque a mulher não é só mulher, ela é esposa, ela é mãe, ela trabalha, ela é tudo. As pacientes participaram ativamente. Ontem foi a vez da médica e da equipe de enfermagem. Hoje finalizamos com o almoço organizado pela nossa equipe”, pontuou a diretora da Maternidade, Monalisa Oliveira.

Foto: Sid/SECOM

Para Adelma de Oliveira, acompanhante de Diva Pereira Santos – que há 2 dias deu a entrada na Maternidade, onde teve o filho, Isaac – a recepção, a atenção e a acolhida fazem a diferença no atendimento. Elas avaliaram positivamente não só o almoço, mas todo o tratamento que receberam dos profissionais no local. “É difícil a gente chegar a uma Maternidade e acontecer esse tipo de evento. Eu moro em Salvador e nunca vi lá acontecer isso. Não é todo lugar que a pessoa é bem tratada. O atendimento aqui é toda hora 100%”, relatou Adelma de Oliveira.

Foto: Sid/SECOM

Diva Santos também aprovou a iniciativa. “Eu nunca vi, em Maternidade nenhuma, ser recebida tão bem como aqui. Foi ótimo. Fui atendida super bem e, com isso, a gente fica agradecida por tudo, por estar vendo a atenção deles com a gente. A gente se sente mais acolhida”, afirmou.

A secretária de saúde Rosania Rabelo ressaltou que o foco é justamente promover um atendimento humanizado e qualificado em toda a rede de saúde. A gestora salientou que as ações do Outubro Rosa não são isoladas e contemplam também as unidades básicas do município, através de um programa municipal inteiramente voltado ao cuidado integral à Saúde da Mulher.

Confira as fotos:

Foto: Divulgação/Maternidade