OUTUBRO ROSA: Pacientes do CAIDH são acolhidas com atendimentos diversos de saúde e beleza nesta quinta-feira (17)

17 de outubro de 2019, 12:53

Voltada ao cuidado integral à Saúde da Mulher, a Prefeitura realiza, nesta quinta-feira (17), mais uma ação do Outubro Rosa em Alagoinhas. Com equipe multidisciplinar formada por médicos, técnicos, enfermeiros, coordenadores, auxiliares e agentes de saúde, as pacientes do Centro de Atenção Integral ao Diabético e Hipertenso (CAIDH) foram recebidas, na manhã de hoje, com café da manhã, massagem corporal, massagem com ventosas, acompanhamento nutricional, automaquiagem, serviços de esmalteria, design de sobrancelhas e palestras.

Também foram realizados, no local, preventivo e ações de sensibilização com a comunidade. O intuito, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), é promover um momento de cuidado e acolhimento às mulheres, em uma ação direcionada também à autoestima feminina, à garantia da integralidade assistencial e à conscientização sobre a importância do check up regular.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, é preciso pensar o atendimento à mulher de forma integral.

Analice Oliveira, que há um ano é atendida pelo CAIDH, em Alagoinhas, e participou da ação na manhã desta quinta-feira, avaliou positivamente a iniciativa. “Estou sendo muito bem recebida. A limpeza de pele está sendo perfeita, está tudo lindo, maravilhoso, muito bem organizado e eu estou amando”, pontuou a usuária do serviço. Celina Santos, que aproveitou a oportunidade para fazer as unhas, também aprovou a ação. “Eu estou tendo um dia de princesa que eu nunca tive graças a Rita aqui do CAIDH, às meninas do CAIDH. Estou com minha pele maravilhosa, ainda fazendo a unha dos pés, e estou gostando muito! Muito obrigada a vocês por esse carinho que tiveram conosco”, relatou.

Com Eliane Telles, de 50 anos, que participou dos atendimentos oferecidos nesta quinta-feira, não foi diferente. “Eu faço tratamento aqui, sou diabética. É perfeito, não existe lugar melhor para fazer tratamento. São ótimos, todos. Tudo o que vem para nos beneficiar é bom, né? E coisas que a gente não acha todos os dias. Quando acontece assim, é uma bênção, vindo da parte de Deus. A gente não pode perder essas oportunidades. Agora mesmo, esse massoterapeuta que me atendeu tem umas mãos abençoadas por Deus. Era tudo o que eu precisava, uma massagem como essa”, disse a moradora, que saiu do Ponto do Beiju, na zona rural de Alagoinhas, para o atendimento do Outubro Rosa no CAIDH.

Foto: Roberto Fonseca

A ação segue até as 14h, na Rua Mário Laert, centro da cidade, com serviços de beleza, consultas e uma equipe técnica especializada no local. As atividades fazem parte da agenda positiva da Saúde em Alagoinhas, que promove uma série de atendimentos gratuitos através do programa municipal voltado inteiramente para o cuidado às mulheres.

A diretora da Assistência em Saúde, Emília Libório, que participou do acolhimento às pacientes, ressaltou a importância de se ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde do município e a coordenadora administrativa do CAIDH, Rita de Cássia, destacou o trabalho da equipe multidisciplinar formada por nutricionista, angilogista, psicólogo, hematologista e clínico geral, além de enfermeiros e técnicos, no acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos.

O CAIDH funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.

Confira as fotos desta quinta-feira: