Ouvidoria de Alagoinhas se torna referência no estado

1 de março de 2018, 10:46

As ações de Ouvidoria nos Bairros, implementadas pela Prefeitura Municipal para estabelecer um canal de diálogo entre o cidadão e a administração pública, têm se tornado referência na Bahia. Só em 2017, as 4 iniciativas promovidas pela Ouvidoria Municipal, contando com a “Ouvidoria Kids”, contemplaram 3998 atendimentos. Somados aos serviços do sistema online, os números mostram que, em 2017, a Ouvidoria de Alagoinhas realizou 5288 atendimentos no município, se concretizando como uma das referências no estado.

“O grau de notoriedade que a Ouvidoria está recebendo faz parte da contrapartida e do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em 2017”, afirmou o Ouvidor David Ribeiro, que recebeu, na última semana, a visita da Ouvidora de Inhambupe, Érica Pedreira.

Segundo ele, representantes das ouvidorias de municípios vizinhos têm entrado em contato para saber mais sobre o programa de ações realizado em Alagoinhas. “Estamos avançando. Recebemos, essa semana, a Ouvidoria de Inhampube, mas outras cidades, como Crisópolis, Acajutiba e Aporá também entraram em contato para saber mais sobre o programa que Alagoinhas desenvolve, na linha de frente desse processo”, comentou o Ouvidor.

David Ribeiro ressaltou que o resultado positivo é fruto de três pontos principais: a inclusão social no processo de gestão, a participação efetiva da comunidade e a transparência das ações.

“Quando cheguei, praticamente não existia Ouvidoria. Isso aqui era um dragão que acomodava elefantes brancos das gestões anteriores. Cheguei em 2017 e encontrei respostas abertas de 2014”, explicou.

O ouvidor precisou realizar um planejamento para mudar a realidade do atendimento municipal e implantou o sistema E-Ouv, vinculado ao Ministério da Transparência e à Controladoria Geral da União, que desburocratizou o serviço e garante, ao cidadão, uma resposta para a demanda apresentada em um prazo de 30 dias para solicitações menos complexas. “É uma conquista para o município. Estamos funcionando e operando com eficiência para seguir o exemplo das melhores ouvidorias do país, que estão hoje em Fortaleza e Curitiba”, pontuou.

Para 2018, o ouvidor David Ribeiro enfatizou que estão previstas 10 ações que devem contemplar todos os bairros do município. A 1ª ação de Ouvidoria nos Bairros do ano está marcada para o dia 25 de março, no Mangalô.

Serviço

A Ouvidoria informou que qualquer cidadão pode registrar uma denúncia, solicitação, reclamação, sugestão ou elogio. O atendimento é realizado diretamente no gabinete da Ouvidoria, que fica na Prefeitura Municipal, das 7h às 13h em dias úteis.

O cidadão também pode fazer a manifestação através do número 156, por telefone, ou online, por meio do chat online, do sistema E-Ouv ou das redes sociais, que operam 24h.