Participação de servidores em Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE rende oportunidades para o SAAE

30 de maio de 2018, 13:15

Oportunidades de melhora e de crescimento para a autarquia alagoinhense. Assim pode ser avaliada a participação de três servidores do SAAE na 48ª edição do Congresso Nacional de Saneamento da ASSEMAE (CNSA).

O evento ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza,  entre os dias 27 e 30 de maio, numa organização da ASSEMAE, entidade cuja meta é o fortalecimento e o desenvolvimento da capacidade técnica, administrativa e financeira dos serviços municipais de saneamento responsáveis pelos sistemas de esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem urbana e manejo dos resíduos sólidos.

A Exposição de Experiências Municipais em Saneamento (EEMS), uma mostra de artigos técnico-científicos integrados à programação dos Congressos Nacionais da ASSEMAE, possibilitou aos representantes do SAAE de Alagoinhas não só apresentar seus trabalhos, como também trocar experiências com os representantes de outros SAAE, dialogando com outras realidades.

Na ocasião, Adriano Almeida da Silva, laboratorista do SAAE, falou sobre seu estudo “Avaliação dos Índices de Nitrato nos Poços Tubulares da Estação Engenheiro Francisco Távora em Alagoinhas, Bahia”, Antonio Lino de Amorim Souza, presidente e pregoeiro da Comissão Permanente de Licitação (COPEL) da autarquia, discorreu sobre o tema “Estabelecimento de Fluxo em Processos Licitatórios do Princípio da Publicidade como Controle e Fiscalização”, e a diretora técnica Valéria Figueiredo Lima apresentou sua análise sobre o “Consumo de Água Per Capita em Empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida”.

Mas o saldo positivo destas participações não se restringe ao campo acadêmico. Aliada à questão intelectual, há a possibilidade de implantação de ações voltadas para o fortalecimento do SAAE e, consequentemente, da comunidade.

A partir do leque variado de conhecimento adquirido na ocasião, tanto no que concerne à prática da gestão quanto à área técnica, o SAAE buscará lançar mão de novas tecnologias voltadas para a segurança e a produtividade de suas atividades cotidianas, com base na pertinência de unir a teoria à prática.

Maria das Graças Reis, diretora geral do SAAE, que esteve presente no evento, ressaltou seu orgulho, como gestora e como engenheira sanitarista e ambiental, de rever servidores levando o nome do SAAE para grandes eventos de saneamento. E a expectativa para o futuro é a melhor possível, “que na próxima edição tenhamos mais servidores e mais trabalhos representando Alagoinhas”.

Além do atendimento presencial no Posto de Atendimento (Rua Moreira Rego,9977, Centro ), outras duas maneiras de contato: WhatsApp e Call Center. Pelo aplicativo, basta enviar uma mensagem (75) 981804500; o retorno sempre é instantâneo. Pelo Call Center, é só ligar gratuitamente para 0800 702 7065.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Alagoinhas
E-mail: ascom.saae@alagoinhas.ba.gov.br