Pela 1ª vez em Alagoinhas, Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia leva espetáculos gratuitos à Praça Rui Barbosa na próxima semana

15 de março de 2019, 14:42

O Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, realizado desde 2002 com apoio do Fundo de Cultura e da secretaria de cultura do estado, chega pela 1ª vez a Alagoinhas, depois de uma parceria com a Prefeitura.

As apresentações, que são abertas ao público, acontecem nos dias 19 e 20 de março, a partir das 19h, na Praça Rui Barbosa, e o diálogo com os organizadores do festival foi intermediado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET).

Segundo a diretoria de turismo, além de trazer visitantes para o município, com a programação de um festival tradicionalmente realizado na Bahia, a iniciativa, que faz da arte uma forma de ocupação do espaço público, promove também o intercâmbio cultural entre grupos e contribui para democratizar o acesso ao lazer, com uma agenda cultural diversificada gratuita para as famílias de Alagoinhas.

“É a primeira vez que o Festival chega a Alagoinhas. Os espetáculos são curtos e contamos com o apoio logístico dos municípios. A ideia é promover simultaneamente as apresentações. São performances que permitem o intercâmbio de experiências entre grupos locais e de fora, que trazem, para as cidades, artistas de diversas partes do mundo e dialogam diretamente com o público”, pontuou Selma Santos, diretora geral do Festival de Rua.

O público alagoinhense não será o único contemplado. Na 15ª edição do evento, além da passagem inédita pela cidade, nos dias 19 e 20 de março, e das tradicionais rotas pela capital baiana, onde já iniciou as apresentações, o Festival promove encontros em Madre de Deus, no dia 16, e em Lençóis, nos dias 22 e 23 do mesmo mês.

A curadoria do Festival é do diretor artístico Bernard Snyder e o projeto faz parte do Edital de Eventos Calendarizados do estado. No total, 14 grupos compõem a programação que chega a Alagoinhas na próxima semana.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo enfatizou a importância da realização para fortalecer as parcerias, ocupar os espaços de lazer e ampliar as manifestações da cultura no âmbito municipal.

Com apresentações que funcionam no contexto de proximidade direta com o público, misturando poesia, música, arte circense, dança e teatro em uma programação de shows versáteis, com espaço para entretenimento, diversão, improviso e interação, o Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia chega ao interior baiano para celebrar a arte em praça pública enquanto espaço de criação, cultura e compartilhamento.