Instagram
Facebook
YouTube

Posição de destaque nas políticas públicas de desenvolvimento: Alagoinhas ocupa a 2ª colocação em pontuação geral no ranking 2019 divulgado pelo SEBRAE


30 de abril de 2019, 18:30

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) divulgou, na última semana, o ranking de 34 municípios do território que participaram, em 2018, do Programa Cidade Empreendedora, elencados no que se refere às políticas de desenvolvimento implementadas.

O resultado é positivo para Alagoinhas: a cidade registrou uma evolução significativa nas políticas de desenvolvimento em 2019, alcançando a 2ª colocação no ranking da pontuação geral, com um índice de 76,09 pontos, à frente de municípios com maior densidade empresarial, como Salvador e Camaçari.

Gráfico: SEBRAE

Em 2018, Alagoinhas ocupava a 4ª posição no ranking territorial de políticas de desenvolvimento, com 27,69 pontos, e era a 5ª, no ranking geral. Em 2019, a cidade é a 3ª, no quesito políticas de desenvolvimento, em um universo de 34 municípios, com 39,69 pontos, segundo o sistema de monitoramento do SEBRAE.

Gráfico: SEBRAE

Na prática, isso significa fortalecimento econômico, com resultados positivos que poderão ser revertidos em impacto social, geração de emprego e renda e aumento do potencial de negócios na região.

“Se continuarmos dessa forma, empreendendo como estamos, estaremos, em breve, no topo. Os gráficos divulgados pelo SEBRAE evidenciam que Alagoinhas está crescendo economicamente e os resultados positivos são fruto, principalmente, da abertura de novas empresas, na cidade, da desburocratização de processos, com a implantação da sala do empreendedor, e dos atrativos que temos buscado, além, claro, do nosso compromisso de atualização do conhecimento, de diálogo, transparência na gestão, parcerias, programas, consultorias e capacitações que nos permitem acelerar o crescimento através de ações que dinamizem a economia local e favoreçam a criação de novas oportunidades aqui na nossa região”, pontuou o secretário municipal de desenvolvimento econômico, José Edésio Cardoso.

Foto: Roberto Fonseca

Para a agente de desenvolvimento da secretaria, Tatiane Araujo, a formalização dos microempreendedores individuais (MEIs) – procedimento que só o SEBRAE fazia em Alagoinhas e agora também pode ser realizado no espaço do empreendedor, na SEDEA –, o perfil de aquisições do município e os planos de ação adotados pela secretaria também contribuíram para os índices positivos.

A partir de agora, segundo a SEDEA, o intuito é avançar ainda mais, não apenas no sentido do crescimento e do potencial econômico, mas do desenvolvimento sustentável. A secretaria informou trabalha, de forma direta, com empresas municipais de diferentes portes e comunicou que a meta é fomentar o desenvolvimento econômico em prol da sustentabilidade, garantindo, por consequência, o equilíbrio das relações entre crescimento econômico, preservação e conservação dos recursos naturais.

 

 

← voltar

 

Para queixas, sugestões e elogios, clique aqui.
Pular para o conteúdo