O prefeito Joaquim Neto se reuniu, nesta segunda-feira (23), com moradores da Rua Recanto da Lagoa, próxima à ladeira da Escola João Paulo, no Inocoop I, onde ouviu as necessidades da comunidade local e autorizou a ordem de serviço para a requalificação completa da via.
O secretário municipal de infraestrutura, André Luís de Carvalho, afirmou que a diretoria de obras da prefeitura inicia, a partir desta terça (24), uma visita técnica com a equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para identificar pontos críticos e iniciar as obras. De acordo com prefeito, as máquinas chegam ainda esta semana para iniciar a intervenção no local.
A Secretaria de Infraestrutura (SECIN) comunicou ainda que uma Comissão democraticamente escolhida entre os próprios moradores deve acompanhar todo o processo de requalificação. “Vocês tenham certeza de que a obra virá com padrão de excelência”, garantiu Joaquim Neto, que levou para a reunião também o engenheiro da Campbel, a empresa responsável pela obra.
De acordo com a empresa que vai executar o serviço, a drenagem no local deverá contar com a implantação de 43 tubos PEAD (polietileno de alta intensidade), que possuem resistência mecânica, facilidade de instalação e estão entre o que existe hoje de mais moderno no mercado.
A SECIN informou que vai realizar obras de saneamento, esgotamento sanitário e drenagem em toda a extensão da rua para, em seguida, dar início à pavimentação, com passeios, acessibilidade e piso podotátil.
“Dentro de, no máximo, 45 dias, estaremos inaugurando essa rua tão importante para a mobilidade urbana de Alagoinhas, porque ela liga a parte alta de Alagoinhas Velha, esses conjuntos Inocoop I, Inocoop II, Parque Havaí, à Avenida Dantas Bião, então é um importante elo. Você viu aqui moradores que estão aqui há mais de 30 anos com esgoto a céu aberto, sem pavimentação, barro, lama, poeira. Ouvi aqui relatos de moradores que já estavam desenganados, não acreditavam mais no poder público municipal, porque foram muitas promessas. Além da requalificação da rua e do esgotamento sanitário, também vamos fazer, nesta gestão, a macrodrenagem da região toda da Cavada. E você sabe que, quando a gente investe em saneamento, diminui a despesa em saúde, porque saneamento é saúde. Estamos aqui com muita alegria para anunciar a requalificação”, afirmou o prefeito Joaquim Neto.
Popularmente conhecida como “rua de barro”, a Recanto da Lagoa será completamente transformada pelo poder público. A SECIN enfatizou que o trabalho será contínuo e que as obras vão chegar também a outros pontos do município. Segundo o secretário da pasta, além das ações de drenagem e pavimentação, é uma solicitação do prefeito executar 3 grandes macrodrenagens nesta gestão: na área da Lagoa da Cavada, no canal das poligonais e no Silva Jardim.