Prefeito Joaquim Neto assina alvará para ampliação da Faculdade Estácio de Alagoinhas

28 de janeiro de 2019, 08:27

O Prefeito Joaquim Neto esteve na Faculdade Estácio de Alagoinhas com o Diretor da Regional Nordeste Elísio Alcântara, o vice-presidente de operações da Estácio, Orlando Santos, e o gestor do campus de Alagoinhas, Saulo Maciel , na última sexta-feira (25), para a cerimônia de assinatura do alvará das obras de ampliação da faculdade. Em funcionamento há menos de um ano no município, com a liberação das obras – previstas para serem entregues já nesse primeiro semestre – o espaço físico da unidade passará de 5 mil m²  para 8 mil m², o que vai abrigar o crescimento da base de alunos.

Foto: Roberto Fonseca

Durante a cerimônia, o diretor da Regional Nordeste, Elísio Alcântara, destacou o compromisso com o crescimento da instituição na cidade. “ É um prazer e uma honra estar novamente em Alagoinhas para o início da segunda etapa da faculdade, propiciando que um número maior de estudantes sejam preparados para o mercado com o que existe de mais moderno em equipamentos e inovação médica.  Agradecemos as parcerias do prefeito Joaquim Neto e da Secretaria Municipal de Saúde, que estiveram junto aos processos desde o início, e que não mediram esforços para a viabilização do curso”, declarou Alcântara.

Para garantir a vinda do curso, a Prefeitura de Alagoinhas cedeu o terreno, investiu na adequação das unidades de saúde da rede municipal às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), para instalação do programa de Residência Médica, e em janeiro de 2018, o prefeito Joaquim Neto, a Secretaria de Saúde e o coordenador nacional dos cursos de Medicina da Estácio, Silvio Pessanha, oficializaram a parceria com a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde, o COAP.

Foto: Roberto Fonseca

“ É um orgulho muito grande, em menos de um ano de iniciadas as aulas, anunciarmos a ampliação da faculdade de medicina, que além de beneficiar a cidade com a formação de um maior número de alunos, vai trazer incrementos no programa de residência médica, contribuindo para formação de profissionais mais bem preparados. É um avanço muito significativo que fortalece Alagoinhas como um pólo relevante de saúde na Bahia”, comemorou o prefeito. “Em conversas com a diretoria, já garantimos também o aproveitamento dos leitos da futura nova Maternidade e do nosso Hospital Municipal, que também será construído”, completou Joaquim Neto.

Foto: Roberto Fonseca

Na oportunidade, também foi anunciada a implantação de dois novos cursos na Estácio de Alagoinhas, Fisioterapia e Enfermagem, que no momento aguardam visita dos avaliadores do MEC para autorização.

Sobre o curso de Medicina

Instalada na Avenida Litoral Norte, na área da Calu, às margens da BA 504, estrada de acesso a Araçás, a estrutura da Faculdade Estácio de Alagoinhas inclui o que há de mais moderno para garantir a adequada execução do projeto pedagógico do curso, que tem duração de seis anos com aulas teóricas e práticas, em laboratórios e unidades de Saúde do município.A unidade conta com equipamentos tecnológicos modernos, laboratórios e uma diversidade de modelos anatômicos que  permitem aos alunos simular exercícios e desenvolver competências para a prática médica desde o primeiro semestre

No Laboratório de Habilidades e Simulação (LHS), por exemplo, os estudantes têm acesso a equipamentos com tecnologia de ponta para a prática de procedimentos médicos em simuladores/robôs antes do contato com o paciente real. Há ainda laboratórios de técnicas cirúrgicas simuladas, de anatomia e de imagenologia (para o estudo aprofundado dos exames de diagnóstico por imagem: tomografia, ressonância magnética, radiografia, entre outras).

Base com maior número de alunos entre as unidades baianas, a faculdade oferece  10% das vagas para estudantes naturais de Alagoinhas. Para participar do processo seletivo, os interessados devem obedecer às exigências estipuladas pelo PROUNI, de renda familiar até 3 salários mínimos e formação em escola pública, mas, especificamente no município, um novo critério será adotado: os contemplados pelas bolsas integrais da Faculdade Estácio de Medicina devem apresentar comprovante de residência e também certidão de nascimento atestando que são naturais de Alagoinhas. A seleção será feita pela nota de corte do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

De acordo com a instituição, atualmente o curso de medicina possui 65 estudantes (7 bolsistas), 40 já  estão matriculados para o início do ano letivo de 2019 (4 bolsistas) e a previsão é de mais 30 alunos para o segundo semestre.