Prefeito Joaquim Neto autoriza obras de macrodrenagem na Cavada

26 de abril de 2019, 16:08

O prefeito Joaquim Neto assinou, nesta sexta-feira (26), mais uma Ordem de Serviço para obras de prevenção a alagamentos em Alagoinhas, desta vez, na Comunidade da Cavada, onde o problema ocorre há mais de 30 anos. O encontro com a população aconteceu no canteiro de obras instalado ao lado da Guarda Civil Municipal, na área pertencente à Associação de Moradores do Bairro Inocoop I, um dos locais tradicionalmente afetados pelas enchentes. Com investimentos em torno de 10 milhões e previsão de conclusão em março de 2020, a obra vai beneficiar os bairros de Alagoinhas Velha, Inocoop I, Inocoop II, Jardim Petrolar, Praça Kennedy e Alagoinhas IV.

Foto: Roberto Fonseca

Conforme explica a secretária de infraestrutura, Virgínia Rios, a Cavada possui um dos mais graves problemas de saneamento do município. O talvergue natural que alimenta e também drena a Lagoa foi descaracterizado ao longo dos anos, com a ocupação desordenada, o que aterrou muitos dos seus trechos, criando barramentos com ruas e casas, além de provocar o seu intenso assoreamento, causando alagamentos frequentes e afetando a vida dos moradores. “O objetivo é sanar, de forma definitiva, os problemas de alagamento frequentes nessa bacia, disciplinando o escoamento superficial através de canalização das águas pluviais”, afirmou a secretária. Serão cerca de 1300 metros de canal que seguirá pelas ruas Avenida Rio Branco, Travessa Rua Djalma de Morais, Rua Pastor Manoel Góes, Rua B da INOCOOP I, atravessando a Rua Dantas Bião e desaguando na Fonte do Padres.

“Nós sabemos as dificuldades que passamos por todos estes anos, talvez por incompetência de gestões passadas, e seguimos lutando, foram muitos protestos na frente da prefeitura, mas hoje estamos aqui para agradecer e reconhecer o seu trabalho”, disse o presidente da Associação de Moradores da Cavada, Valnei Carvalho. “O prefeito Joaquim Neto foi o único que teve coragem de enfrentar esse problema, um verdadeiro câncer que afeta esta região”, comemorou Márcio Santos, o “Márcio da Cavada”, outra importante liderança da comunidade.

Foto: Roberto Fonseca

Prestigiando o evento, juntamente com os vereadores Norberto Alves(Bebé), Ozeas Menezes, Edilson Ferreira (Duy do Frango) e Raimundo Alves (Gode), o líder da base governista na Câmara, José Cleto (Cleto da Banana), destacou a importância desta obra estruturante para o município. “Hoje é dia de celebrar.Em tão pouco tempo de gestão, o prefeito Joaquim Neto tem mostrado para que foi eleito, e com essa obra estruturante de grande envergadura, a qual as pessoas não poderão ver, porque será feita embaixo da terra, todos irão sentir as mudanças, uma vez que os moradores não terão mais suas casas invadidas pela água e pelo esgoto. Os adversários se mostram incomodados, insistem com críticas infundadas, mas a nossa resposta sempre será seguir com muito trabalho” , pontuou o vereador.

Foto: Roberto Fonseca

“ É  realização de um sonho, uma intervenção  que vai resolver os problemas crônicos de alagamento na Cavada, trazendo também outros benefícios, como a redução de riscos de doenças de veiculação hídrica, de infestação de insetos e avanços na mobilidade urbana do município”, disse Joaquim Neto. O prefeito também citou outras importantes obras que colocarão fim ao problema em outros pontos da cidade. ” Somado a esta, temos em curso as obras de macrodrenagem das Poligonais, que vão beneficiar a Conselheiro Dantas, Paulo Afonso, Areia Branca, Parque da Jaqueira, Rua dos Artistas, Avenida Rio Branco e o Parque Regente”, destacou.

Foto: Roberto Fonseca

A ação integra uma série de ordens de serviços referentes às obras do pacote de 50 milhões lançado pela prefeitura, e que serão assinadas nos próximos dias, dentre elas, a que dará início à requalificação na Rua 8 de Dezembro, agendada para esta segunda-feira(29).