Prefeitura apresenta avanços de Alagoinhas no I Workshop de Tecnologia da UNEB

4 de dezembro de 2018, 14:03

A prefeitura municipal marcou presença no I WORKSHOP de Tecnologia, realizado nos dias 29 e 30 de novembro, pelo curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus de Alagoinhas. Na oportunidade, a equipe da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI), da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), apresentou os principais avanços ocorridos no setor de tecnologia, em quase dois anos de gestão, dentre eles, o Novo Portal da Transparência, o Sistema Eletrônico de Acesso à Informação (e-SIC), novo sistema de ouvidoria (e-OUV), o portal da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), portal do SAAE (Serviços Autônomo de Água e Esgoto), a implantação do Projeto Piloto E-SUS (Prontuário Eletrônico), portal de Obras e o Portal da Fazenda (SEFAZ).

Além dos portais, o diretor da DTI, Jorge Félix, relatou a experiência  inédita no município de implantação de Wi-Fi público, a exemplo do que ocorreu na Vila do Forró, no São João em 2017 – que contou com mais de 10 mil acessos – , na Praça Rui Barbosa e no Terminal Coletivo Urbano. De acordo com Jorge, a intenção é que o serviço seja estendido para mais 18 praças, bem como disponibilizado em todas unidades de saúde e escolas do município. Ainda segundo o diretor, a tecnologia foi também de fundamental importância para a elaboração do Livro de Planejamento, para o qual o setor elaborou o Portal de Participação Popular, que teve mais de 6 mil acessos e cerca de 650 sugestões.

No que se refere à segurança, a prefeitura, em um trabalho integrado com a Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA), também conseguiu reativar 10 câmeras de videomonitoramento que estavam sem uso desde 2016, e já em 2019, o município tem a perspectiva de ampliar esse número por meio de emenda parlamentar da Câmera de Vereadores, no valor de 600 mil.

Outro avanço importante vai ser a instalação do Espaço Futuro, um novo Conceito em Inclusão Sociodigital Produtiva, em parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação. O espaço será aberto para participação e estímulo ao surgimento de ideias e protótipos em benefício aos cidadãos.

Para finalizar, foi apresentado a instalação do sinal de telefonia móvel no distrito de Riacho da Guia, no qual a prefeitura, por meio de parcerias, conseguiu viabilizar uma torre de Telecomunicações, trazendo grandes benefícios à população daquela região.

Na oportunidade, o Coordenador de Tecnologia e Informação, Glauberter Nadson, participou de uma mesa redonda com egressos do curso de Sistemas de Informação da UNEB, quando relatou a sua vivência como profissional da área de tecnologia e descreveu a experiência de fazer parte desses avanços no município. “Esse tipo de evento é muito importante para o município, porque é a oportunidade que a prefeitura tem de levar os projetos que estão sendo desenvolvidos para facilitar a vida do cidadão e melhorar a gestão pública”, afirmou o coordenador.