Neste domingo (30) Alagoinhas sediou o VI Encontrão da Pastoral do Terço dos Homens, evento anual de grande significado para a comunidade católica promovido pela Diocese de Alagoinhas. Trinta e oito paróquias de cidades do Litoral Norte, Agreste e Sertão baianos foram convidadas a participar desse momento de fé e união. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), apoiou o evento.
Felipe Alcântara, coordenador da Pastoral do Terço dos Homens da Diocese de Alagoinhas, explica que o intuito da pastoral é resgatar os homens para o seio da Igreja, acabando com a cultura de que o Terço é só para mulheres. “Hoje nós temos a visão de que o homem também tem sentimentos, que ele também precisa de Deus. Essa pastoral mostra que os homens também tem o seu lugar na Igreja. É um momento muito rico para nós e somos gratos pelo acolhimento da gestão municipal à Diocese de Alagoinhas, que nos apoiou com a logística do evento, espaço e estrutura”, reconhece Felipe Alcântara.
O Encontrão começou no início da manhã, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima. De lá, os fiéis seguiram numa caminhada de fé para o Ginásio de Esportes, onde a programação seguiu até o período da tarde, com palestras, missa e o encerramento com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
Satisfeito por estar no encontro, Evanilson Oliveira, de 55 anos, veio de Catu. Há seis anos ele participa do Terço dos Homens e considera que o “encontro traz mais aprendizado e permite que se conheça outros homens, de lugares diferentes, que também vivem a experiência do Terço.”
O representante do clero no evento e líder da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Alagoinhas, padre Betinho, reconhece a importância do grupo e de sua a essência: “A Pastoral do Terço dos Homens é uma oportunidade de irmanar os homens para manifestar e alimentar a fé na espiritualidade mariana, rezando o Santo Terço.”
Veja abaixo mais imagens do encontro:
Fotos: Roberto Fonseca