Prefeitura de Alagoinhas apresenta Planejamento Estratégico da gestão durante evento lotado

22 de dezembro de 2017, 17:27

O salão principal do Hotel Áster atingiu sua máxima capacidade durante a noite de quinta-feira (21). O motivo para o fluxo intenso de pessoas foi o lançamento do Livro do Planejamento Estratégico 2017-2020, nele está todas as metas e caminhos para os próximos anos da gestão Joaquim Neto. O prefeito apresentou detalhadamente as metas da gestão contidas no livro, seu primeiro exemplar foi entregue ao presidente da Associação da União de Moradores de Alagoinhas, representando a sociedade alagoinhense.

A noite começou com o secretário de planejamento e orçamento, Tácio Lobo esclarecendo o processo de desenvolvimento do livro e das metas elaboradas para secretaria. “Para a construção deste material nós realizamos 20 audiências públicas para consultar a população sobre os projetos, tudo isso para que a gestão seja cada vez mais transparente e participativa. Esse não é um plano de gaveta, é um plano para ser executado. Resultado de uma gestão corajosa de Joaquim Neto”, disse.

De acordo com o secretário de planejamento o cumprimento das metas será monitorado pela Secretaria de Planejamento (SEPLA), com relatórios contínuos, destes serão elaboradas reuniões trimestrais com o prefeito Joaquim Neto e secretariado para discutir os avanços, e nos casos de déficit construir um caminho diferente para o alcance do objetivo. A população também pode conferir as metas de governo no site: planejamentoestrategicoalagoinhas.ba.gov e ter acesso a versão digital do livro.

Com estratégias e ações definidas até 2020, Joaquim Neto torna Alagoinhas a primeira cidade do interior da Bahia a pensar a gestão pública de forma planejada. “A gente precisa prestar contas à população sobre o que está acontecendo e não ser mero espectador, é preciso ser agente participativo. Foi daí que surgiu a ideia do livro de 120 páginas que vai mostrar o caminho que devemos seguir até 2020, inclusive já antecipamos algumas obras este ano. Fico muito feliz pelo pioneirismo da gestão e orgulhoso pela transparência das nossas ações”, afirma Joaquim Neto.

Sinergia foi a palavra adotada por Tácio Lobo para definir a importância da elaboração do planejamento, segundo o secretário a prefeitura deixa de ter secretarias isoladas para ser um só governo baseado em metas e diretrizes coletivas. “Quando você realiza um conjunto de ações planejadas você tem como garantir as entregas para a população de maneira mais coesa e transparente”, garante.

Responsável pela concepção artística e gráfica do livro, o secretário de comunicação Geraldo Melo aproveitou o evento para lançar a campanha “A gente faz o que nunca foi feito. Isso é transformação”. Para Geraldo Melo a comunicação é peça fundamental para impulsionar a gestão no sentido de cumprimento das metas.

“Nós estamos lançando hoje a nova campanha da gestão para prestar contas à população do que fizemos durante o ano. Apesar das dificuldades essa administração realizou ações importantes, nunca feitas antes. Nós da secretaria de comunicação ficamos felizes em ter participado deste processo de concepção do livro e orgulhosos pelo resultado positivo do nosso trabalho durante os cinco meses de atuação. Só tenho que parabenizar a equipe de comunicação e toda a gestão pela coragem e compromisso com o povo de Alagoinhas”, diz Geraldo Melo.

O evento contou com transmissão ao vivo na página oficial da Prefeitura no Facebook e também com a presença de funcionários, comunidade, autoridades como o deputado federal Paulo Azi, responsável pela captação de recursos importantes para grandes obras no município, além da imprensa que prestigiou o evento.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS:

Gestão 2020