Na última quarta-feira, 16, aconteceu o lançamento da segunda edição do Bahia Beer Festival, entre os dias 15 e 17 de novembro, em Alagoinhas. Este ano, o evento será ampliado com a realização do Congresso Internacional da Cerveja (Conib), com a participação de palestrantes de outros países, do Concurso Internacional de Cervejas do Brasil (Brazilian International Beer Awards – BBA), com 27 países já confirmados.
A deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), autora do projeto de lei que estabeleceu Alagoinhas como capital estadual da cerveja, disse que o ponto-chave do evento é a visão empreendedora e a visibilidade para Alagoinhas.
Para o prefeito da cidade, Joaquim Neto (PSD), esse evento é uma oportunidade para aquecer o setor de serviços como a rede hoteleira, bares, restaurante e o comércio em geral. “No ano passado, o evento contou com cerca de 50 mil pessoas a cada noite. Tivemos as cervejas artesanais, um churrasco tipo fogo de chão, além de grandes grandes atrações e curiosidades sobre a cerveja. Agora, vamos trazer para o público um micareta inspirado nas festas de São João, com trio elétrico na rua. Então, o evento contribui também para gerar emprego e renda na nossa cidade”, salienta o prefeito.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, diz que o festival é fruto de uma parceria do governo estadual e com prefeitura de Alagoinhas, que é o maior e mais consolidado polo consolidado na produção de cerveja do norte e nordeste. Segundo ele, “o festival potencializa a economia no entorno da produção de cerveja e se torna um novo produto turístico da Bahia, que já faz parte dos calendários estadual e municipal de eventos”.
Para o empresário Develon da Rocha, organizador do Bahia Beer, o evento já repercute no Brasil como um todo. “Com esse congresso, com o concurso e com o concurso gastronômico de cerveja no prato, a gente vai fortalecer cada vez mais o cenário de Alagoinhas, que tem hoje a segunda água do mundo e isso faz uma diferença enorme para quem produz cerveja”, destaca. “Não tenho dúvida de que a semana de 12 a 17 de novembro, em Alagoinhas, vai ser de um evento incrível, com aprendizagem, qualificação e muita troca de experiências, que é o que todo mundo precisa”, observa, destacando ainda a presença do renovado chef francês Érick Jacquin, estrela de programas de culinária da TV brasileira.