Prefeitura de Alagoinhas inicia processo de implantação da Zona Azul

30 de novembro de 2018, 10:56

A prefeitura de Alagoinhas iniciou a implantação da Zona Azul, sistema de estacionamento rotativo instituído para organizar e democratizar o espaço urbano de forma a aumentar a oferta de vagas.Com cerca de 160 mil habitantes e uma população flutuante que faz aumentar em quase cinquenta por cento o tráfego em horários de pico e em datas comemorativas, há muito tempo Alagoinhas já sente os problemas comuns a grandes cidades, como a falta de vagas para estacionar no Centro, uma das principais reclamações de comerciantes e consumidores.

A sinalizações horizontal e vertical foram iniciadas no dia 20 de novembro, e nas 25 áreas incluídas, a zona azul funcionará de segunda à sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h. O prazo máximo de estacionamento na mesma vaga será de 2 horas, podendo ser prorrogada, no máximo, por mais 2 horas, não excedendo o prazo permitido de 4 horas em uma mesma vaga.O valor a ser cobrado para carros será de R$2,50, para as primeiras 2h, sendo que após esse tempo, será cobrado R$2,50 a cada 60 min, respeitando o período máximo de 4h.  Às motocicletas  será cobrada uma tarifa de R$ 0,80 para as primeiras 2 horas, e uma taxa R$ 0,80, a cada 60 min, respeitando período permitido de permanência.O sistema não funcionará aos domingos e feriados.

Para utilizar o sistema é muito simples: o usuário deve adquirir um ticket , credenciar a placa do veículo e, a partir daí, comprar créditos e ativá-los sempre que estacionar nas vagas de rotativo. Serão disponibilizados seis formas de pagamento de créditos: monitores nas ruas, aplicativo Digipare, tendas de atendimento em áreas de grande fluxos de veículos, postos de vendas, internet e sede da empresa concessionária em Alagoinhas.Além de várias cidades do estado da Bahia, quem optar por baixar o aplicativo Digipare, poderá utilizar os créditos em São Paulo, Belo Horizonte , Fortaleza, e mais 40 cidades no território nacional.

A fiscalização será feita por uma equipe de monitores, equipados com dispositivos móveis que estarão em contato online com os agentes da Superintendente de Transporte e Trânsito(SMTT). De acordo com informações da E-Parking Estacionamentos, empresa concessionária  da zona azul, para se candidatar a uma das 40 vagas de agente da zona azul, basta procurar o Sistema Nacional de Emprego(SINE), fazer o cadastro, atender aos pré-requisitos e participar do processo seletivo.

De acordo com o superintendente da SMTT, Raimundo Nonato, a Zona Azul vai garantir a disciplina do sistema e a obediência das regras de estacionamento. “A chegada da Zona Azul é muito esperada pela população, principalmente por comerciantes e clientes de lojas”. O superintendente chama atenção, ainda, para o fato de Alagoinhas ser um polo regional e receber veículos de diversos municípios. “É inviável que todos esses veículos fiquem rodando ao mesmo tempo em busca de um local para estacionar, e com  implantação da zona azul, a melhoria será imediata. É um sistema que será fiscalizado por nós e vai beneficiar a todos”, conclui o superintendente.

“É uma demanda antiga da cidade que estamos resolvendo.A implantação da zona azul vai resultar em qualidade de vida, com redução de poluição do ar, sonora, além de trazer benefícios para o comércio, fomentando a economia da nossa cidade”, enfatiza o prefeito Joaquim Neto. Serão disponibilizadas na primeira fase, 970 vagas de carros e 395 vagas de motos.

A SMTT informa, ainda, que a partir da conclusão dos serviços de sinalização, os usuários terão 30 dias de gratuidade, período no qual os funcionários da zona azul estarão nas ruas divulgando o sistema, tirando dúvidas e contribuindo com a rotatividade tão desejada nas vagas na área central do comércio.