A campanha Faça Bonito é uma ação nacional de conscientização e combate à violência sexual infantil que busca mobilizar a sociedade, os governos e as empresas para a proteção das crianças em todo o país. Em Alagoinhas, a iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), através da proteção social especial de média e alta complexidade realizada pelo CREAS, que realiza, entre os dias 13 e 17 de maio, mobilizações intensas nas escolas, comércio, nas praças, unidades de Saúde e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Para os educadores, a escola tem papel fundamental na prevenção, na identificação e no combate ao abuso sexual infantil. Daí, a importância das palestras educativas oferecidas aos alunos da rede pública.
“É de extrema importância discutir esse tema nas escolas. Precisamos conscientizar nossos alunos para que eles tomem os cuidados necessários, saibam se prevenir, se cuidar e consigam identificar quando se trata de abusos”, diz Marcela Barreto de Jesus, professora de Educação Física da Escola Municipal Irene Andrade de Assis. “Infelizmente, vivemos dentro de uma sociedade onde o índice de abuso sexual é enorme, e os alunos precisam ter essa visão ampla, esse cuidado, para se proteger e se prevenir, levando adiante essa mensagem de extrema importância”, acrescenta.
Segundo Maria Ivone Ferreira dos Santo, vice-diretora do turno vespertino da instituição, ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes podem trazer danos psicológicos e afetar o processo educacional da vítima. “Os abusos atrapalham toda estrutura física e mental. Se isso não for tratado com antecedência, com certeza, pode causar traumas irreversíveis para estas pessoas”.
A campanha é organizada há 20 anos pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECAPT Brasil, com adesão de diversos municípios em todo o país.
Qualquer pessoa pode denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Basta ligar para o número 100.
Conselho Tutelar I: 3423 8385
Conselho Tutelar II: 3223 52 44
Secretaria de Segurança Pública / Delegacia de Polícia Civil: 181
Polícia Militar: 190
Polícia Rodoviária Federal: 191
Patrulha Maria da Penha: 3423 8324 / 153/ 99707 5544
DEAM: 3422 8455 / 3423 1434
CRAM: 99807 85217
Crimes na Internet: new.safernet.org.brF
Fotos: Roberto Fonseca