Com foco no estímulo às boas práticas ambientais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) realizará de 5 a 7 de junho mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. A iniciativa faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
O evento tem o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais, a necessidade de preservação e cuidados com os recursos naturais da cidade. Para isso, aposta numa programação diversa, priorizando ações educativas para o público em geral e para a comunidade escolar municipal.
“Estimular a educação ambiental, especialmente de crianças e jovens, é garantia da longevidade dos recursos naturais. Acreditamos que as iniciativas individuais contribuem para a conservação de nossa maior riqueza, a natureza, especialmente da água, que é tão valiosa para nossa cidade”, destaca Renan Ferreira, diretor de Indústria, Comércio, Serviços e Meio Ambiente da SEDEA.
A programação dos três dias de evento propõe a participação ativa da comunidade e inclui caminhada, exposição de peças artísticas e de produtos feitos com materiais recicláveis, exposição e venda de mudas de plantas e palestras sobre temas pertinentes à realidade ambiental atual. Serão promovidas também oficinas de fabricação de sabão, de plantio de mudas e de horta vertical nas escolas municipais.
Além disso, haverá pontos para recebimento de doação de ração para animais, de óleo usado e de resíduos recicláveis. A cada 500ml de óleo usado entregue, a pessoa receberá como brinde um sabão. Ao levar para o ponto de coleta resíduos recicláveis, como vidro, papel, garrafas, sacolas plásticas, latas e papelão, o cidadão receberá uma muda de planta. A possibilidade de fazer entrega de óleo, de recicláveis e de doação de ração permanecerá após o encerramento da Semana, na sede da Secretaria do Meio Ambiente.
Confira abaixo a programação completa: