Nesta quinta-feira (29), celebrando o dia de São Pedro e despedindo-se das comemorações juninas, a cidade de Alagoinhas vivenciou uma ação social significativa em prol daqueles que mais necessitam. Com o objetivo de minimizar os impactos da fome no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou a IV Edição do Almoço Solidário no Restaurante Popular da cidade, proporcionando uma refeição completa e nutritiva, de forma gratuita, para a população.
O evento ocorreu das 11h30 às 13h30, no Restaurante Popular, tradicional equipamento alimentar da cidade conhecido por oferecer refeições a um preço acessível. Em dias comuns, o valor cobrado é de R$ 2 reais por refeição para o público. No entanto, o valor de R$ 5,38 é arcado pela Prefeitura de Alagoinhas, que investe, anualmente, mais de 1 milhão e meio de reais para a manutenção do Restaurante Popular.
As refeições são servidas de acordo com as diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), assegurando a todos o direito a uma alimentação adequada. É o que conta a Nutricionista Louise Lorena: “a gente serve uma refeição equilibrada, balanceada, e claro, muito saborosa, que atende a todos. Isso tudo é importante, porque se alimentar de forma apropriada é o pilar da saúde dessas pessoas, é o que vai proporcionar uma melhor produtividade para que elas possam viver bem”, destacou.
Ao som dos grupos forrozeiros Martinho de Biritinga e Cláudio do Forró, a comunidade desfrutou de uma refeição completa, cujo cardápio foi feijão, arroz e macarrão, com dois tipos de salada: a crua e a cozida, acompanhada de dois tipos de proteína. “Ainda teve sobremesa, com direito a um delicioso docinho!”, exclamou Maria Nilza, de 45 anos, que aprovou o almoço e o acolhimento.
O secretário de Assistência Social, Rui da Costa Brito, destacou a importância da ação, e, com entusiasmo, afirma que esta não será a única realizada neste ano: “essa iniciativa é uma forma de agraciar a população de Alagoinhas com um almoço delicioso e nutritivo, combatendo a fome e fortalecendo a comunidade. Temos como expectativa servir, ao menos, mil refeições para hoje. E nosso compromisso não pára por aqui, pretendemos promover, ainda este ano, mais três edições”, contou.
Fotos: Roberto Fonseca